Glória Maria faz cirurgia para retirar tumor no cérebro

A jornalista está internada no hospital CopaStar, no Rio de Janeiro

Por: Redação

A jornalista Glória Maria passou por uma cirurgia de neoplasia no cérebro, que é a formação de um tumor, nesta segunda-feira, 11, no Rio de Janeiro. Segundo informações do jornal ‘O Globo’, a apresentadora do ‘Globo Repórter’ passa bem. Ela está internada no hospital CopaStar, na zona sul da capital fluminense.

glória maria tumor cérebro
Crédito: Reprodução/InstagramGlória Maria faz cirurgia para retirar tumor no cérebro

Segundo o colunista do ‘O Globo’, Ancelmo Gois, Glória Maria passa bem e já está acordada. O procedimento foi realizado pela manhã, desta segunda.

Glória Maria é uma das mais importante jornalistas do Brasil, ela, atualmente, divide a apresentação do Globo Repórter, com a colega Sandra Annemberg.

Tumor no cérebro

Os sintomas de câncer de cérebro variam de pessoa para pessoa e dependem da área do cérebro afetada. O câncer pode invadir e destruir o tecido cerebral, pressionar os tecidos vizinhos, aumentar a pressão intracraniana, fazer com que fluidos se acumulem no interior do cérebro, impedir a circulação normal do líquido cefalorraquiano e provocar sangramentos.

Os sintomas podem incluir:

  • Dores de cabeça: geralmente é o primeiro sintoma e se torna mais frequente à medida que o tempo passa. Podem não melhorar com remédios comuns para dor de cabeça e ser acompanhadas por náuseas e vômitos. Elas podem piorar quando o paciente se deita ou abaixa a cabeça.
  • Convulsões: as convulsões assumem diferentes formas como apresentar dormência, formigamento, movimentos descontrolados dos braços e das pernas, dificuldades na fala, sentir cheiros estranhos ou ter sensações estranhas, episódios de inconsciência e convulsões.
  • Mudanças nas funções cognitivas, no humor ou na personalidade: o paciente pode ficar retraído, temperamental ou ineficiente no trabalho, sentir-se tonto, confuso ou incapaz de pensar. Depressão e ansiedade, especialmente se aparecem repentinamente, também podem ser sinais de tumor cerebral. O paciente também pode se tornar desinibido ou agir de forma completamente diferente da que lhe era habitual.
  • Mudanças na fala: como dificuldade para encontrar palavras, falar de forma incoerente, incapacidade de se expressar ou de compreender a linguagem.
  • Alteração nas capacidades auditiva e olfativa ou na visão, incluindo visão dupla ou embaçada.
  • Perda do equilíbrio ou da coordenação
  • Mudança na capacidade de sentir: calor, frio, pressão, um toque leve ou algo afiado.
  • Alterações no pulso ou frequência respiratória: se o tumor pressionar o tronco cerebral. (Fonte: A.C Camargo Cancer Center). Saiba mais sobre o assunto