Últimas notícias:

Loading...

Dor de cabeça intensa e mais sintomas de tumores cerebrais

Por: Redação

Um tumor no cérebro pode aparecer em qualquer idade e as causas são variadas e muitas vezes desconhecidas. Além de dores de cabeça persistentes, os sintomas podem incluir agitação motora e convulsão. De acordo com o neurocirurgião Sergio Hideki Suzuki, do hospital AC Camargo, é importante não se apavorar ao perceber algum desses sinais.

“Se um tumor cerebral for de fato diagnosticado, vale saber que muitos são benignos e outros tantos tratáveis com cirurgia, radioterapia, ou outras condutas terapêuticas”, comenta o Dr. Suzuki.

O primeiro passo é procurar um médico para entender o diagnóstico. Um tumor pode ser identificado em uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Esses dois exames conseguem dimensionar o tumor e dar sua localização exata.

Crédito: Getty Images/VettaRadioterapia é um dos tratamentos de tumor cerebral

Nesse caso ele deverá pedir exames complementares, tais como: eletroencefalograma, tomografia computadorizada, ressonância magnética, entre outros. Radiografias simples do crânio e do cérebro não ajudam muito no diagnóstico da grande maioria de tumores cerebrais.

Dependendo da localização, alguns tumores cerebrais podem apresentar sintomas específicos. Tais como:

  • Dor de cabeça intensa, como uma pressão no crânio. Acompanhada de náuseas, vômitos (especialmente ao acordar) e visão embaçada, sonolência;
  • Convulsões;
  • Perda da audição ou visão ou dormência de alguma parte do corpo;
  • Dificuldades motoras, ou para caminhar, ou executar tarefas simples;
  • Alterações de personalidade ou de raciocínio;
  • Dificuldade para falar.

Para saber mais sobre os tratamentos e tipos de tumores, confira esse artigo do site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.

Veja também:

Compartilhe: