Gordura na barriga aumenta risco de morte por câncer de próstata

Pesquisadores observaram que escores mais altos de adiposidade estão associados a um maior risco de morrer desse tipo de câncer

06/05/2022 11:48

Um novo estudo da Universidade de Oxford descobriu que uma maior gordura corporal, particularmente ao redor da barriga, pode aumentar o risco de morrer de câncer de próstata em até 10%.

A pesquisa liderada por um médico descobriu que mais de 1.300 mortes por esse tipo de câncer poderiam ser evitadas a cada ano no Reino Unido se os homens não estivessem acima do peso.

Estudo relaciona gordura na barriga com o maior risco de morte por câncer de próstata
Estudo relaciona gordura na barriga com o maior risco de morte por câncer de próstata - Koldunov/istock

Como foi feito o estudo?

Os participantes do estudo não tinham qualquer tipo de câncer quando recrutados e foram acompanhados por uma média de 12 anos. A adiposidade foi medida no início de cada estudo, com quatro medidas diferentes usadas: Índice de Massa Corporal, IMC, circunferência da cintura, relação cintura-quadril e gordura corporal percentual.

No final desse acompanhamento, 661 homens morreram de câncer de próstata.

Depois de analisar os dados de saúde dos homens que morreram de câncer de próstata e compará-los com aqueles que não morreram, os pesquisadores descobriram que para cada cinco pontos adicionais na pontuação de IMC de um homem, eles tinham sete por cento mais chances de morrer de câncer de próstata.

E eles tinham um risco 6% maior de morrer de câncer de próstata para cada 10 cm a mais na cintura.

 Quanto maior a circunferência da barriga, maior é a chance de morrer de câncer de próstata, segundo o estudo
 Quanto maior a circunferência da barriga, maior é a chance de morrer de câncer de próstata, segundo o estudo - Shisanupong Khankaew/istock

Os pesquisadores também realizaram uma investigação, que analisou todas as evidências publicadas até agora sobre o tema. Isso reuniu dados de 19 estudos e mais de 2,5 milhões de homens, bem como dados de uma nova análise de mais de 200.000 homens.

Esses estudos sugeriram que para cada cinco pontos adicionais na pontuação do IMC de um homem, eles tinham 10% mais chances de morrer de câncer de próstata, e um tamanho adicional de cintura de 10 cm representava um risco 7% maior. Os resultados foram publicados na BMC Medicine.