Ministério da Saúde confirma 8 casos de coronavírus no Brasil
Duas pessoas que tiveram contato com brasileiro infectado fora do país foram diagnosticadas com o vírus
O Ministério da Saúde confirmou durante entrevista coletiva, no início da tarde desta quinta-feira, 5, oito casos do novo coronavírus, sendo 6 em São Paulo, 1 no Rio de Janeiro e 1 no Espírito Santo. Sete pacientes estão em isolamento domiciliar, apenas uma adolescente assintomática com nível baixo de carga viral não foi isolada.
Duas pessoas, que não viajaram para fora do país, mas tiveram contato com o primeiro brasileiro diagnosticado com a Covid-19, também foram diagnosticadas com o vírus. Isso demonstra, que houve transmissão local.
A pasta ainda informou que aguarda o resultado do teste de contraprova de uma mulher do Distrito Federal, que esteve na Europa entre 25 de fevereiro e 2 de março.
- Estes sinais podem indicar doença silenciosEste no fígado
- Conheça os sintomas da Toxoplasmose e como evitar a infecção
- Doença da vaca louca: entenda os sintomas e o caso suspeito em Minas
- Síndrome de Alice no País das Maravilhas: entenda o distúrbio que distorce a percepção humana
Até o momento, o país tem 636 casos suspeitos em investigação. Desde o início do monitoramento, 378 suspeitas foram descartadas. Apesar dos números altos de casos suspeitos e do crescente número de confirmados, o Ministério da Saúde reforça que não há motivo para pânico.
Sintomas de coronavírus
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. A Covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
Prevenção
Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Veja outras dicas:
-Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz
-Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa
-Usar lenço descartável para higiene nasal
-Não compartilhar objetos de uso pessoal
-Manter o ambiente ventilado
-Ao viajar para locais com circulação do vírus tomar cuidado para não entrar em contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos.