Guia de horta caseira quer incentivar uso de ervas aromáticas em substituição ao sal

Por: Silvia Melo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), quer incentivar as pessoas a retomarem um hábito antigo: ter hortas em casa.

Para tanto, disponibiliza gratuitamente o livro “Sabores da Horta – Do plantio ao prato”. A ação tem por objetivo aumentar a presença das ervas aromáticas nos temperos, em substituição ao sal de cozinha.

No Brasil, o consumo de sódio é, em média, duas vezes maior do que as duas gramas diárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), presentes em cerca de cinco gramas de sal, o que aumenta as chances de doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial e o acidente vascular cerebral (AVC).

Para orientar a população a adotar hábitos saudáveis, a publicação traz informações sobre dez ervas aromáticas facilmente encontradas, como alecrim, salsinha, orégano e manjericão e um guia de receitas para harmonizar os temperos com diferentes tipos de carnes, grãos, saladas e outros pratos. O livro também ensina como fazer uma horta em casa e desidratar as ervas, prolongando o tempo de sua utilização.

Segundo a nutricionista Milene Gonçalves Massaro Raimundo, da Codeagro, o tempero à base de ervas pode reduzir pela metade o uso de sódio, adicionando nutrientes ao preparo sem comprometer o sabor dos alimentos.

“Ao invés de usar temperos prontos ou industrializados, dê preferência às ervas frescas, que mantêm os nutrientes e as propriedades. Evite também colocar saleiro na mesa durante as refeições. Ao cultivar sua própria horta em casa, é possível ter ervas sempre frescas e economizar nas compras, uma vez que poderá colher apenas o que será utilizado na preparação”, orienta Milene.

reprodução/Sabores da Horta
Guia também ensina como harmonizar ervas com diferentes tipos de pratos

Compartilhe:

1
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
2
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
3
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
4
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose. Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
5
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores. Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
6
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …
7
04:15
Quais são os sintomas que indicam diabetes?
Você sente uma fome excessiva, mas não consegue identificar o por quê? Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e …
8
04:43
Quais são os sintomas da Esquizofrenia?
A esquizofrenia é um dos tipos da psicose, que é um sintoma que descreve condições que afetam a mente. Hoje, o …