‘Heal – O Poder da Mente’: capacidade de cura através do pensamento

Documentário mostra jornadas de curas físicas a partir de tratamentos alternativos

Por: Redação | Comunicar erro

O documentário “Heal – O Poder da Mente”, disponível no streaming Netflix, traz como tema o poder da mente para a cura de sintomas físicos. Nele são mostradas diversas entrevistas com personalidades entre cientistas, médiuns e líderes espirituais e abordados casos de curas físicas a partir de tratamentos alternativos.

Heal – O Poder da Mente: a capacidade de cura através do pensamento
Cena de “Heal – O Poder da Mente”, documentário que mostra curas físicas a partir de tratamentos alternativos – Foto: Divulgação

O poder da mente para a cura de sintomas físicos

A primeira mulher que aparece no documentário leva uma vida extremamente saudável: se alimenta bem, faz exercício, parece ter uma ótima vida social e estar de bem com a vida. O diagnóstico é uma surpresa, tanto para ela quanto para seus amigos. Isso nos leva a algumas questões que podem surgir:

Será que alguém mais em sua família teve câncer? Como era a relação dela com seus pais? Eles morreram cedo?
Algum irmão morreu, mesmo antes de nascer? Ou talvez algum tio teve uma doença crônica ou um destino difícil? Há exclusões, ou seja, alguém ou algo foi esquecido ou não pode ser lembrado?

Estas perguntas talvez ampliassem a compreensão de que, para além dos cuidados com a saúde, é preciso olhar para todos os antepassados com amor e gratidão. Todos devem pertencer e a hierarquia precisa ser respeitada. Estes são os princípios da constelação familiar, que nos mostra que as leis sistêmicas que atuam nas relações não podem ser desrespeitadas.

Cena de Heal - o poder da mente
Crédito: Divulgação/NetflixTécnica de Liberação Emocional tem poder de curar traumas

Já no segundo relato, outra mulher é indagada por uma terapeuta de EFT (Técnica de Liberação Emocional) sobre suas vivências em família. Ela conta que precisava cuidar da mãe e que o pai havia ido embora de casa quando ela ainda era muito jovem. Elas fazem algumas rodadas de EFT sobre as emoções que emergiam dela ao lembrar e falar de sua família de origem. Mesmo assim a cliente tem uma piora e precisa tomar fortes medicamentos para conter a crise.

A EFT é um método eficaz para liberar crenças limitantes e até curar alguns traumas. Contudo como qualquer outro método é apenas uma ferramenta. A cliente liberou as emoções naquele momento, mas será mesmo que ela estava disposta a mudar sua postura? Uma das leis sistêmicas que atuam nas relações entre pais e filhos é a ordem. Na minha visão, é possível notar que ela claramente foi invertida a partir do relato de que a cliente cuidava de sua mãe, além de um tom de crítica e julgamento quando ela se refere aos pais.

Continue lendo para saber melhor como funciona as terapias de constelação familiar e EFT

Texto produzido por Maria Cristina e publicado no Personare.

1 / 8
1
02:27
Escolhas que trazem longevidade
Se você pudesse escolher viver até os 100 anos, o que você faria? O Dr. João Paulo Nogueira, médico e fundador …
2
02:11
É importante tomar a vacina da hepatite?
O que é hepatite? e qual a importância em se vacinar contra esta doença? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador …
3
02:10
Como cuidar da saúde dos olhos
A saúde dos olhos depende de algum fator específico? A história de que comer cenoura faz bem para a visão, …
4
02:15
Os 3 níveis de estresse infantil
Quais são os níveis de estresses que uma criança pode ter? Como eles são classificados? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
5
06:25
O que você precisa saber sobre o HPV?
Quais os sinais que indicam o HPV? E como se prevenir deste vírus? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
6
03:04
O que fazer para ter uma boa velhice?
Quais hábitos podemos ter para chegarmos bem a terceira idade? O Dr. João Nogueira, médico e fundador do Horas da Vida, …
7
02:29
A relação da diabetes com a visão
Qual a relação da diabetes com a visão? Existe algum sintoma na região ocular que indica diabetes? O Dr. Julio Abucham, …
8
03:46
Alimentação infantil e o exagero da informação
Açúcar, sal, carne, são mesmo vilões para as crianças? Hoje, a Dra. Ana Escobar, pediatra e embaixadora do Horas da Vida, …