Herpes pode se manifestar em qualquer parte do corpo; veja causas
Estresse, ansiedade e até mesmo exposição intensa ao sol podem favorecer a proliferação do vírus causador de herpes. A infecção se caracteriza por feridas e bolhas que podem aparecer em qualquer parte do corpo, especialmente nas mucosas bucal, oculares e genital.
O herpes labial é o mais comum e, normalmente, está relacionado ao vírus HSV-1. Já o herpes genital é mais associado a tipagem viral HSV-2. O Site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, detalha a diferença entre os dois tipos de herpes e as causas. Confira:
Tipos
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
- Inter x Como: aposte na odd 4.00 para Lautaro Martinez marcar primeiro
- SP: 5 cidades com clima de romance para aquela viagem de casal
Vírus do herpes simples tipo 1 (HSV-1)
Normalmente associado a infecções dos lábios, da boca e da face. Esse é o vírus mais comum de herpes simples e muitas pessoas têm o primeiro contato com este vírus na infância. O HSV1 frequentemente causa feridas (lesões) nos lábios e no interior da boca, como aftas, ou infecção do olho (principalmente na conjuntiva e na córnea) e também pode levar a uma infecção no revestimento do cérebro (meningoencefalite). Pode ser transmitido por meio de contato com a saliva infectada. A maioria das pessoas contrai herpes oral quando são crianças, recebendo um beijo de um amigo ou parente.
Vírus da herpes simples 2 (HSV-2)
Normalmente transmitido sexualmente, o HSV-2 provoca coceira e bolhas ou mesmo úlceras e feridas genitais. Entretanto, algumas pessoas com HSV-2 não apresentam quaisquer sinais (latência). A infecção cruzada dos vírus de herpes do tipo 1 e 2 pode acontecer se houver contato oral-genital. Isto é, pode-se pegar herpes genital na boca ou herpes oral na área genital.
Causas
O herpes labial é causada pelo vírus do herpes simples do tipo 1 (HSV-1) na maioria dos casos, mas o vírus do herpes simples tipo 2 (HSV-2) que é o principal causador do herpes genital, também pode provocar herpes labial.
A infecção inicial pode não causar sintomas ou surgimento de bolhas na boca, porém a característica principal do vírus é permanecer em estado latente no tecido nervoso do rosto por tempo variado.
Os sintomas de herpes labial pode ser divido em três estágios:
– Coceira: Muitas pessoas sentem uma sensação de coceira, ardor ou formigamento ao redor de seus lábios por um dia ou mais, antes que um ponto pequeno, difícil e doloroso apareça e as bolhas irrompem.
– Bolhas: Pequenas bolhas cheias de líquido geralmente surgem ao longo dos lábios. As feridas causadas pela herpes labial também podem ocorrer ao redor do nariz ou nas bochechas.
– Cicatrização: As bolhas pequenas começam a desaparecer, deixando úlceras abertas rasas e depois cicatrização
Continue lendo aqui para saber sobre os fatores de riscos e tratamento.
Leia também: