Últimas notícias:

Loading...

Conheça as causas e os tratamentos para verruga genital

Por: Redação

Homens e mulheres não estão livres desse problema. A verruga genital é um dos tipos mais comuns de infecção sexualmente transmissível e pode aparecer na vulva, vagina, colo de útero e no pênis. Ela é causada pelo papilomavírus humano, o HPV. De acordo com o ginecologista e obstetra Dr. Jurandir Piassi Passos, pelo menos metade de todas as pessoas sexualmente ativas serão infectadas por esse vírus algum dia.

No site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, o médico explica as causas, sintomas e tratamentos para as verrugas genitais que – muitas vezes – de tão pequenas, não podem ser vistas a olho nu. Confira:

Causas

Crédito: Getty Images/iStockphotoHPV é transmitido através de relações sexuais

O papilomavírus humano (HPV) é a maior causa de verruga genital. Há mais de 40 diferentes cepas de HPV que afetam especificamente a área genital. HPV genital é transmitido através do contato sexual. Na maioria dos casos, o sistema imunológico mata os vírus e você nunca desenvolve sinais ou sintomas de infecção.

Fatores de risco

A Organização Mundial de Saúde estima que pelo menos metade de todas as pessoas sexualmente ativas serão infectadas com HPV genital em algum momento da vida. Fatores que podem aumentar o risco de infecção incluem:

  • Ter relações sexuais desprotegidas com múltiplos parceiros ou parceiras
  • Ter uma outra infecção sexualmente transmissível
  • Ter relações sexuais com um parceiro ou parceira cuja história sexual você não conhece
  • Tornar-se sexualmente ativos em uma idade jovem.

Sintomas de Verruga genital

Nas mulheres, as verrugas genitais podem crescer na vulva (área externa da vaginal), na área entre a vagina e o ânus, no canal anal e no colo do útero. Nos homens, elas podem ocorrer na ponta ou eixo do pênis, no escroto ou no ânus. As verrugas genitais também pode se desenvolver na boca ou na garganta de uma pessoa que teve contato sexual oral com uma pessoa infectada.

Leia também:

Os sinais e sintomas de verrugas genitais incluem:

  • Pequenos inchaços, cor de carne ou cinza, em sua área genital
  • Várias verrugas juntas que assumem uma forma de couve-flor
  • Coceira ou desconforto em sua área genital
  • Sangramento durante o sexo.

Muitas vezes, as verrugas genitais são tão pequenas e planas que não podem ser vistas a olho nu. Às vezes, porém, as verrugas genitais podem multiplicar-se em grandes aglomerados.

Leia o artigo completo sobre verrugas genitais e os tratamentos existentes no site Minha Vida.

Compartilhe: