Homem com inflamação crônica que deforma o nariz faz rinoplastia

A condição já estava dificultando tarefas simples, como comer e respirar

Um homem com deformidade rara no nariz acaba de passar por uma cirurgia corretiva nos Estados Unidos. Ele ganhou o procedimento estético de um médico especialista em plástica facial reconstrutiva depois de trabalhar como pintor na casa do cirurgião.

Conrado Estrado, de 57 anos, natural da Guatemala , tinha nariz grande e desfigurado por rinofima, um tipo de inflamação crônica dos tecidos, que causa crescimento irregular.

Homem com nariz deformado ganha cirurgia gratuita de médico que se solidarizou com a situação
Créditos: reprodução/news.tvs
Homem com nariz deformado ganha cirurgia gratuita de médico que se solidarizou com a situação

Segundo Estrada, a deformidade, além de lhe incomodar esteticamente, tornava tarefas simples como comer e respirar difíceis, pois o nariz praticamente encostava em seus lábios.

De acordo com o médico que realizou a cirurgia de Estrada, Dr. Thomas Romo, a deformidade continuaria, se não tivesse sido operado. Ele também contou que recebeu um abraço de felicidade do paciente quando anunciou que o ajudaria.

“Isso devia estar afetando sua vida, seu relacionamento com outras pessoas, sua capacidade de conseguir trabalho e sua autoestima”, disse o médico ao Daily Mail.

Homem sofria de rinofima, uma espécie de inflamação crônica
Créditos: divulgação/ Dr. Thomas Romo
Homem sofria de rinofima, uma espécie de inflamação crônica

Rinofima

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a rinofima é uma condição rara, consequência da rosácea severa, quando não tratada. A doença se caracteriza pela presença de massas ou caroços no nariz, que crescem lentamente.

As causas não são bem compreendidas, mas são associadas a alguns fatores, como exposição prolongada ao sol e abuso de álcool. O estresse também pode agravar a condição.

O  diagnóstico é feito pelo dermatologista a partir do exame clínico e o tratamento, em casos avançados, é quase sempre cirúrgico.