Últimas notícias:

Loading...

Homem morre de infecção rara causada por picada de carrapato

Doença pode causar sintomas neurológicos graves

Por: Redação

Um homem morador do estado do Maine, nos Estados Unidos, morreu de uma infecção rara cerebral após ser picado por um carrapato, segundo informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Ele apresentou graves sintomas neurológicos, quadro que normalmente é desencadeado pelo vírus.

O vírus raro chamado Powassan é transmitido por carrapatos do gênero Ixodes e pode chegar ao cérebro causando uma infecção letal. Não há cura, vacina ou tratamentos antivirais conhecidos para a doença.

carrapato
Crédito: Ladislav Kubeš/istockHomem morre de infecção rara causada por picada de carrapato

Os casos do vírus Powassan são extremamente raros. Segundo o CDC, a cada ano são relatados apenas 25 casos em todo o país.

Sintomas

Além dos sintomas neurológicos, a infecção por esse vírus causa febre, dor de cabeça, vômitos, fraqueza, confusão, convulsões ou perda de memória.

Os sinais da infecção costumam aparecer entre uma semana e um mês após a picada do carrapato. No entanto, o Centro de Controle e Prevenção de Doença relata que a maioria das pessoas infectadas com o vírus é assintomática.

Pessoas com doença grave geralmente precisam ser hospitalizadas para receber suporte para respirar, manter-se hidratadas ou reduzir o inchaço no cérebro.

Aproximadamente metade das pessoas que sobrevivem à forma grave da doença tem problemas de saúde de longo prazo, como dores de cabeça recorrentes, perda de massa e força muscular e problemas de memória.

O diagnóstico é feito com base em sinais e sintomas, histórico de possível exposição aos carrapatos e exames laboratoriais de sangue ou líquido espinhal

Compartilhe:

Tags: #Doença
?>