Hora de dormir: qual a importância da ‘naninha’ para as crianças?

*Com informações de Bebe.com.br

A hora de dormir funciona quase como um ritual para os pais, principalmente com bebês ou crianças pequenas. É preciso preparar o travesseiro, ajeitar o cobertor, contar uma história, e às vezes até mesmo fazer companhia até os pequenos caírem no sono. Isso tudo porque o momento de desligar as crianças do mundo prático e fazê-las entrar no mundo dos sonhos é uma transição significativa para as crianças.

Por isso, esse processo muitas vezes necessita de aliados fiéis: os objetos transicionais, as famosas “naninhas”. Pode ser um bicho de pelúcia, uma fraldinha de pano, um cobertor, um travesseiro ou até mesmo um objeto banal como uma camiseta ou uma toalha: o que importa é sua função final: transmitir segurança.

Os chamados “objetos transicionais” são aqueles que transmitem segurança para o bebê e simbolizam a presença materna.
Os chamados “objetos transicionais” são aqueles que transmitem segurança para o bebê e simbolizam a presença materna.

Em entrevista ao Bebe.com.br, Ana Escobar, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, explica que, antes de dormir, as crianças gostam de ter por perto objetos familiares para segurar. “Eles trazem segurança para o nenê”, ressalta a médica. Segundo ela, os objetos transicionais simbolizam a figura materna para a criança. Há uma inevitável associação com o colo e o aconchego.

Segundo os especialistas, as naninhas não só representam aconchego, mas também ajudam o bebê a construir sua identidade.
Segundo os especialistas, as naninhas não só representam aconchego, mas também ajudam o bebê a construir sua identidade.

Já Maria Eugênia Pesaro, psicóloga da USP e membro do Centro de Atendimento e Pesquisas Lugar de Vida, lembra que essa teoria foi criada pelo psicanalista inglês Donald Winnicott e que, segundo o especialista, mais importante do que o objeto é a experiência da criança com ele. “Ele ajuda o bebê na difícil tarefa de construir sua identidade. São os primeiros estágios de uso da ilusão, uma transição que abre caminho para o desenvolvimento da criatividade e da capacidade de brincar”, aponta. Leia a matéria completa aqui.


Sabia que o Catraquinha tem um perfil no Spotfy cheio de dicas musicais para famílias com crianças? Abaixo você confere uma lista que preparamos com músicas para a hora de dormir:


Leia mais: