Influenciadora descobre tumor na tireoide graças a fãs do Youtube

Conheça os sinais e sintomas mais comuns nesses casos

A influenciadora Samie Elishi, participante do reality show Love Island (Ilha do Amor, no Brasil), revelou que descobriu um tumor benigno na tireoide graças a observação atenta dos seus seguidores no YouTube.

Em um de seus vídeos, Elishi recebeu comentários sobre um estranho “caroço” em seu pescoço. Este acaso, levou a influenciadora a realizar uma cirurgia de hemitireoidectomia para a retirada do nódulo.

Influenciadora foi alertada pelos seguidores nas redes sociais
Créditos: reprodução/instagram/samieelishi/
Influenciadora foi alertada pelos seguidores nas redes sociais

Como a descoberta do tumor ocorreu?

Segundo Elishi, o alerta partiu de seus fãs, que notaram o inchaço em sua garganta e levantaram a suspeita de um possível câncer de tireoide. “Minha família e amigos começaram a receber mensagens de garotas dizendo que eu tinha um caroço no pescoço. Achava que as pessoas eram loucas e descartava isso. Eu não fazia ideia, poderia ter ficado com isso no meu pescoço por mais 10 anos”, relatou ela ao Newsbeat da BBC.

Antes de qualquer coisa, é importante esclarecer que um tumor benigno é um crescimento anormal dos tecidos que não se espalha para outras partes do corpo. Em seu vídeo no Youtube, a influenciadora comemorou o diagnóstico. “Acabamos de receber uma notícia muito boa, meu cirurgião acabou de me ligar e disse que o nódulo no meu pescoço não é cancerígeno e é apenas um tumor benigno”.

Câncer de tireoide: fique atento aos sinais

O episódio vivenciado por Samie reforça a necessidade de estar atento aos sinais de nosso corpo. O câncer de tireoide, por exemplo, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, é o quinto tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil e costuma ser mais frequente em pessoas com histórico da doença na família.

É uma enfermidade de progressão lenta, que pode passar despercebida por anos. Alguns de seus principais sintomas são nódulo no pescoço detectável ao toque, dor de garganta constante e dificuldade para engolir.