Instituto de Psiquiatria recruta pacientes com esquizofrenia

De acordo com os neurocientistas, voluntários apresentam melhoras na autonomia, independência e socialização

O centro de treinamento cerebral instalado no Instituto de Psiquiatria da UFRJ está recrutando pacientes com esquizofrenia para serem voluntários de um estudo voltado para aprimoramento de habilidades cognitivas essenciais.

Para participar do projeto, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (21) 3873-5588 ou pelo e-mail neuroufrj@gmail.com.

São 40 vagas disponíveis. Os voluntários deverão comparecer à instituição três vezes por semana para participar de jogos e exercícios desenvolvidos pelo professor neurocientista Michael Merzenich da Universidade da Califórnia, um pioneiro no desenvolvimento de jogos inteligentes que usam os princípios da plasticidade cerebral.

Esquizofrenia afeta 1% da população mundial e se manifesta entre os 15 e 35 anos
Créditos: yngsa/istock
Esquizofrenia afeta 1% da população mundial e se manifesta entre os 15 e 35 anos

Periodicamente, os participantes passam por avaliação antes, durante e após o treino. De acordo com os neurocientistas, o projeto vem apresentando bons resultados no que diz respeito à autonomia, independência, socialização e até funcionalidade desses pacientes.

Equizofrenia

A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico em que uma alteração cerebral dificulta o correto julgamento sobre a realidade, a produção de pensamentos simbólicos e abstratos e a elaboração de respostas emocionais complexas. A doença é crônica e exige  tratamento a vida toda.