Aprenda o jeito certo de tomar antibióticos

Consumo consciente desse tipo de medicamento ajuda a prevenir o problema da resistência bacteriana

Por: Redação | Comunicar erro

Quase todo mundo sabe que quando se está em um tratamento antibiótico não se deve tomar álcool. Além de sobrecarregar o fígado, seu efeito diurético pode reduzir a concentração do medicamento no sangue. Mas esse não é o único cuidado que se deve ter. O Uso repetido e indiscriminado do antibiótico também é um problema, já que faz com que muitas bactérias criem resistência, deixando a população suscetível a infecções banais.

Para se ter uma ideia, a resistência bacteriana representa uma das principais ameaças à saúde global. Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, a partir de 2050, mais de 10 milhões de pessoas morrerão por ano por causa de bactérias resistentes a antibióticos, superando o número anual de óbitos por câncer, por exemplo, que atualmente chega a 8,2 milhões.

Isso é comum acontecer quando pacientes não terminam o tratamento ou usam antibióticos em situações em que não precisam, como em casos de gripes, resfriados e dengue, por exemplo – todas  doenças virais que não respondem aos antibióticos. Essa situação faz com que parte das bactérias resista e crie resistência.

Para OMS, trata-se de uma situação alarmante. Se as bactérias continuarem desenvolvendo resistência aos antibióticos, até infecções bacterianas banais deixarão de responder ao medicamento.

A campanha digital “Pequenas Ações Salvarão Milhões de Vidas”, da Pfizer em parceria com a Associação Pan-americana de Infectologia (API), mostra que o consumo consciente de antibióticos pode ajudar no combate ao problema. Veja a seguir as dúvidas mais comuns:

ilustração sobre antibiótico ilustração sobre antibiótico ilustração sobre antibiótico ilustração sobre antibiótico ilustração sobre antibiótico ilustração sobre antibiótico ilustração sobre antibiótico

1 / 8
1
02:37
A primeira vez no ginecologista
A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra fala sobre a primeira consulta no ginecologista. Tem um momento exato para a primeira …
2
03:53
Decisão da Anvisa deve liberar a maconha medicinal no país
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou duas propostas que podem liberar a maconha para fins medicinais e científicos …
3
02:51
O que é o projeto Cuide-se
Em parceria com a ONG Horas da Vida, o Catraca Livre produz vídeos com especialistas para dar dicas de saúde. No …
4
02:18
Vacina contra a gripe é liberada para toda a população
O Ministério da Saúde estendeu a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população enquanto durarem estoques dos …
5
05:00
Quais os sintomas que a maconha pode trazer?
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os sintomas que o uso de …
6
03:19
Natureza contra a depressão
A depressão é uma das doenças mais comuns do mundo moderno em grandes cidades e a falta de contato com …
7
02:42
Reconheça facilmente os níveis da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os principais sinais da ansiedade. Esse vídeo …
8
03:20
Saiba o que é a doença “Pescoço de Texto”
Juliana Santos, Terapeuta Manual de dores crônicas e agudas fala sobre a doença de Pescoço de Texto. Esse vídeo faz parte …