Jovem com infecção acende alerta sobre o que você nunca deve fazer com uma espinha

Acompanhe o relato de Ana Tavares, que acabou desenvolvendo uma grave infecção por causa de uma espinha; saiba como prevenir essas complicações

Jovem vai parar no hospital após espremer espinha e contrair infecção
Créditos: Reprodução/TikTok/@anatavarress
Jovem vai parar no hospital após espremer espinha e contrair infecção

A rotina de espremer espinhas pode parecer, para muitos, um hábito inofensivo e até satisfatório. No entanto, a história de Ana Tavares e Dâmilly Beatriz mostra que esse comportamento pode ter sérias consequências.

Ana Tavares, uma jovem de 21 anos, desencadeou uma grave infecção após espremer uma espinha e compartilhou no TikTok a sua experiência, provocando uma grande reação nas redes sociais com seu relato.

Todo o episódio ocorreu após a jovem espremer uma simples espinha e terminar no hospital devido ao início de uma celulite facial. Diversos usuários deixaram mensagens de apoio nos comentários do vídeo e compartilharam suas histórias relacionadas.

O que é celulite facial?

Segundo dermatologistas, a celulite facial é uma infecção bastante séria e ocorre principalmente em adultos e idosos, podendo ser especialmente rara em crianças.

Tal infecção pode se estender rapidamente a partes adjacentes do rosto, incluindo olho, pescoço e cérebro, podendo até causar meningite. Isso, claro, são casos extremos, mas o simples fato de espremer uma espinha já não parece tão inofensivo.

Quais são as principais causas?

A celulite facial pode ter diversas origens. Sendo uma infecção bacteriana, alguns fatores facilitam o desenvolvimento como:

  • presença de feridas abertas na região;
  • traumas;
  • negligência em termos de higiene em face de determinadas patologias, como a sinusite e a amigdalite;
  • outras infecções também podem contribuir para o seu desenvolvimento.

Sintomas da celulite facial

Basicamente, os sintomas geralmente associados à esta infecção da pele são:

  • Inchaço na pele;
  • Vermelhidão no local;
  • Febre;
  • Enjoos;
  • Tontura e náusea;
  • Mal estar.

Prevenindo a celulite facial

Se há uma coisa que é importante para saber sobre a celulite facial, é a prevenção. Ao adotar práticas de cuidado agressivas e preventivas, você pode limitar drasticamente a sua chance de desenvolver essa condição. Uma vez que a celulite facial tende a ser causada por uma infecção bacteriana, a manutenção de uma boa higiene pode prevenir sua ocorrência.

É importante limpar feridas com água e sabonete, e tentar mantê-las resguardadas de lugares anti-higiênicos tanto quanto possível. Desses pequenos passos, é mais fácil para cuidar da sua pele e prevenir a celulite facial.

@anatavarress

#espinha #cravoseespinhas #viral #viralvideo #viraltiktok #celulitefacial #transicao #abcesso #video #hospital #benzetacil

♬ Marolento – Puterrier & Borges & Mainstreet & Heavy Baile & Leo Justi & Pedro Bala

Staphylococcus aureus e o caso de Dâmilly Beatriz

Dâmilly Beatriz, adolescente catarinense de 18 anos, veio a falecer no dia 12 de junho de 2023, devido à infecção generalizada por Staphylococcus aureus provocada também pela ação de espremer uma espinha, segundo informações compartilhadas por sua mãe, Daniela Veiga, no Instagram.

Staphylococcus aureus é uma bactéria comumente encontrada na pele e que pode se tornar perigosa quando penetra no corpo através de feridas ou mucosas, causando infecções graves.

Conheça a superbactéria que matou estudante de 18 anos
Créditos: Arquivo pessoal
Conheça a superbactéria que matou estudante de 18 anos

Fica claro que a ação de espremer espinhas é um ato que deve ser evitado, pois pode ocasionar problemas graves ao organismo e até mesmo levar ao óbito, como no triste caso de Dâmilly Beatriz.

A recomendação dos profissionais de saúde é sempre cuidar bem da pele, evitar tocar em espinhas e lesões da face e, caso seja necessário, procurar um dermatologista de confiança para tratar qualquer complicação de maneira apropriada e segura.