CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Jovem desenvolve problema grave de acne da noite pro dia

Por: Redação

Quase todos adolescentes tiveram problemas com espinhas e acne esporádica, não foi diferente com Judith Donald, Glasgow, Escócia, durante a puberdade. Mas o real problema de pele da jovem veio aos 23 anos.

“Eu acordei uma manhã e tinha protuberâncias no queixo e na testa. Elas foram só ficando piores – nem uma grande quantidade de maquiagem era capaz de cobri-las”, conta em matéria da BBC.

Acne cística, que acometeu Judith, é rara, grave e pode deixar cicatrizes

Inicialmente ela acreditava ser só um problema alérgico, mas logo os pontos e manchas se espalharam por todo corpo.  Com isso ela enfrentou problemas de autoconfiança e evitava sair de casa.

A garota diz que logo o problema se converteu em acne cística, que lhe causava muita dor, além de demorar mais para desaparecer. Desde o final do ano passado ela iniciou um tratamento dermatológico com medicamentos que, nos três primeiros meses, causaram efeitos colaterais como enxaquecas, muito cansaço e olhos e lábios ressecados.

Mas relata que ainda assim vale a pena, pois o problema com a acne a incomodava mais.

Acne: sintomas, causas e tratamentos

“Acne é uma condição da pele que ocorre quando os folículos pilosos da pele ficam obstruídos por sebo e células mortas, ficando colonizados por bactérias que geram inflamação. Acne mais comumente aparece no rosto, pescoço, peito, costas e ombros” diz a dermatologista Natalia Cymrot em matéria ao Minha Vida, parceiro do Catraca Livre.

A Acne cística, que acometeu Judith, é rara e grave. Geralmente atinge homens jovens e causa espinhas grandes no rosto, peito, costas, braços e coxas.

Segundo a especialista é realmente um problema difícil de tratar e que costuma deixar cicatrizes nas áreas afetadas.

Além dos fatores hormonais e genéticos, alguns medicamentos como corticoides, andrógenos ou a base de lítio são conhecidos por causar acne. Ingerir muitos produtos lácteos e carboidratos também pode acarretar o problema.

“O tratamento da acne foca em reduzir a produção de óleo na pele, acelerar a renovação celular, combater à infecção bacteriana e reduzir a inflamação. Em alguns casos, a pele pode piorar antes de ficar melhor”, diz a dermatologista.

1
O que a ciência e o Ministério da Saúde pensam sobre o coronavírus
Este Giro Catraca Livre vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mergulhar num tema e tentar traduzir ele …
2
Estádios e centros de eventos viram hospitais temporários pelo país
Para aumentar a oferta de atendimento médico para os pacientes da covid-19, hospitais de campanha estão sendo construídos em estádios …
3
Coronavírus: bancos de sangue de SP estão baixos e pedem doações
Desde o Carnaval os estoques de sangue de São Paulo operam em sinal de alerta e a situação ficou ainda …
4
Coronavírus: informações importantes para você não entrar em pânico
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. O termo pode assustar, mas …
5
OMS declara pandemia de coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Mais de 109 países foram …
6
Aprenda a lavar as mãos corretamente para se proteger do coronavírus
A epidemia do coronavírus põe o mundo em alerta. Para se proteger contra o vírus, entretanto, basta um método básico …
7
Coronavírus: Brasil está pronto para lidar com a doença, diz ministro
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um …
8
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …