Laboratório dará exame genético para nascidos no Dia das Mães

O exame genético neonatal consegue analisar cerca de 4.800% mais informações que o teste do pezinho

Teste detecta precocemente doenças que apresentam sinais e sintomas tardios
Créditos: encrier/istock
Teste detecta precocemente doenças que apresentam sinais e sintomas tardios

Os bebês que nascerem no próximo dia 12 de maio, Dia das Mães, em hospitais e maternidades do Sistema Único de Saúde (SUS), do município de São Paulo, serão beneficiados com o teste da bochechinha gratuitamente. O exame genético é utilizado para identificar 318 doenças silenciosas graves, mas tratáveis.

A relevância do método surpreende, sobretudo, por conseguir abranger cerca de 4.800% doenças a mais do que o teste do pezinho, que detecta apenas seis.

Para ter acesso ao teste, o responsável legal do recém-nascido deve comparecer presencialmente ao laboratório da Mendelics (veja o endereço abaixo) até o dia 20 de maio, com a certidão de nascimento do bebê e um documento oficial com foto, para comprovar o parentesco.

O exame é feito por meio de um coletor bucal (haste de algodão) que absorve as células da boca do bebê, para serem sequenciadas e analisadas pelo algoritmo de inteligência artificial.

Exame complementa o teste do pezinho
Créditos: Ziviani/istock
Exame complementa o teste do pezinho

Fazer o teste ainda na primeira infância aumenta as chances dos tratamentos serem mais eficientes.  Se o teste aponta alguma alteração, há uma alta probabilidade de desenvolvimento de patologias.

Serviço:

Mendelics Análise Genomica

Rua Cubatão, 86, cj. 1202, Paraíso – São Paulo

(11) 5096-6001