Legume que todos conhecem é poderoso no controle de açúcar no sangue
Veja os benefícios desse legume, incluindo o controle do açúcar no sangue e a prevenção de câncer; aprenda a consumir de forma saudável
A batata-doce está ganhando cada vez mais popularidade na mesa dos brasileiros. Conhecida por seu sabor adocicado, essa raiz de casca fina, que varia do marrom ao roxo, possui diversos benefícios comprovados para a saúde.
O legume é bastante consumido, sendo uma fonte de carboidrato saudável reconhecida como o alimento favorito de quem busca ganhar massa muscular.
A batata-doce é uma raiz vegetal rica em amido e de sabor adocicado. Ela tem uma casca fina de coloração que varia do marrom para o roxo.
- 7 legumes que ajudam a controlar o diabetes
- Gordura no fígado: conheça os sinais que o corpo apresenta
- Coma essa fruta antes de dormir e veja a diferença na balança
- Abacate reduz o colesterol ruim e protege o coração de doenças cardíacas
Nutrientes da batata-doce
O legume é um reservatório de nutrientes essenciais. Em sua composição, a batata-doce é repleta de fibras alimentares, além de apresentar vitaminas A, E, C e K, e do complexo B. Possui também sais minerais, como zinco, cálcio, magnésio, ferro, manganês e potássio.
Em uma porção de 80 g do alimento cozido no vapor, é possível encontrar 67 kcal, 0,9 g de proteínas, 0,2 g de gordura, 16,3 g de carboidratos, 6,7 g de açúcar, 280 mg de potássio, 14 mg de vitamina C, entre outros.
Reduz açúcar no sangue, previne câncer e mais: veja os benefícios da batata-doce para a saúde
Redução do açúcar no sangue
Pesquisas sugerem que o consumo de batata-doce pode melhorar a regulação do açúcar no sangue em pacientes com diabetes tipo 2.
Ajuda no emagrecimento
Embora nenhum alimento seja capaz de promover emagrecimento isoladamente, a batata-doce pode ser um complemento importante em uma dieta equilibrada.
Isso porque tem um índice glicêmico médio, levando a uma liberação mais lenta e constante de energia, o que contribui para maior saciedade e, consequentemente, menor consumo de alimentos.
Auxilia na prevenção do câncer
Dietas saudáveis e ricas em frutas e vegetais, que são fontes de antioxidantes, podem contribuir para redução do risco de câncer.
Antioxidantes da casca da batata-doce, principalmente da variação roxa, podem ajudar a evitar danos causados pelos radicais livres, diminuindo o risco da doença.
Fortalece o sistema imunológico
A batata-doce é rica em beta-caroteno, carotenoide com elevado poder antioxidante, que ajuda a fortalecer a função imunológica.
Favorece a saúde digestiva
A batata-doce possui uma quantidade significativa de fibras, auxiliando no bom funcionamento do sistema digestivo.
Proteção ocular
O betacaroteno também é benéfico para os olhos. Quando convertido em vitamina A no organismo, ele ajuda na formação de receptores de detecção de luz nos olhos.
Ajuda no controle da pressão arterial
A batata-doce também ajuda no controle da pressão arterial devido à presença de diversos sais minerais, especialmente potássio.
Há riscos no consumo da batata-doce?
A batata-doce é segura para a maior parte das pessoas, mas é importante consumir com moderação, devido a seu teor de carboidratos.
Pessoas com histórico de pedras nos rins devem ser cautelosas, pois a batata-doce contém oxalato, que pode contribuir para a formação dessas pedras.
Afinal, como consumir a batata-doce de maneira saudável?
Como um alimento versátil, pode ser consumida tanto crua quanto cozida, além de ser utilizada em diversas receitas culinárias, como acompanhamento de carnes, ingrediente de saladas e em pratos doces e salgados. Além disso, suas folhas, muitas vezes esquecidas, também são comestíveis.
Para aproveitar ao máximo seus benefícios para a saúde, prefira consumi-la cozida ou assada, evitando fritar ou adicionar produtos gordurosos.
Portanto, a batata-doce se mostra um alimento rico e benefícios, sendo fundamental na manutenção de uma vida saudável.