Lixar o pé: saiba por que você deveria evitar esse hábito

O hábito de lixar demais os pés é extremamente prejudicial e pode causar um efeito contrário ao desejado

03/07/2019 17:14 / Atualizado em 15/10/2019 16:48

É durante o inverno que precisamos dar ainda mais atenção para a nossa pele, o que inclui a dos pés. Com as temperaturas baixas e o tempo seco, eles tendem a sofrer mais com frieiras e micoses. Além disso, as rachaduras – tão comuns no verão – também não deixam de dar as caras. Embora muita gente tenha o hábito de lixar a sola, essa nem sempre é a melhor solução.

Retirar frequentemente aquela pele grossa que se forma, principalmente, nos calcanhares, é um erro grave. Segundo Cristina Lopes, podóloga e coordenadora técnica da Doctor Feet,o problema está no excesso. “Toda vez que a pele recebe algum tipo de atrito, faz com que engrosse mais. É como se você tirasse uma proteção natural do nosso corpo e que, para se defender, reconstitui o local com uma camada mais grossa ainda. O ideal é procurar um especialista a cada 30 dias”, explica.

Lixar o pé em excesso faz a pele da região ficar mais grossa
Lixar o pé em excesso faz a pele da região ficar mais grossa - gilaxia/istock

Esfoliação e hidratação

Uma alternativa à lixa é fazer uma esfoliação sempre que perceber que seus pés estiverem mais ressecados e com a pele grossa. Mas o cuidado não pode parar aí, também é importantíssimo hidratar a região.

Cristina Lopez indica fazer um tratamento de hidratação com argila, conhecido como argiloterapia. O produto utilizado nesses casos costuma ser a argila branca, que possui propriedades cicatrizantes e de rápida renovação do tecido.

Argila branca tem propriedades hidratantes
Argila branca tem propriedades hidratantes - :YakobchukOlena/istock

A argila deve ser misturada com óleos hidratantes e deve ficar nos pés por pelo menos 20 minutos. Depois disso, é feita a higienização completa e deve-se secar bem a região antes de calçar meias ou sapatos.

O tratamento com este tipo de produto age como cicatrizante e auxilia na renovação do tecido. Isso tem uma explicação: a argila reúne elementos como alumínio, zinco, potássio, silício, cálcio e também ferro,que juntos deixam a pele macia e hidratada.