Como tirar acne, rugas e manchas? A casca da banana pode ajudar

Informar

Receitas caseiras para acabar com pés ressecados e rachados

Saiba como usar ingredientes da sua casa para combater a desidratação dos pés

Por: Redação | Comunicar erro

Andar descalço ou usar sandálias e chinelos são situações que incomodam pela vergonha de mostrar os pés ressecados e rachados? Deixe de se preocupar com isso, afinal, ter calos e áreas espessas na pele são problemas que atingem a maioria das pessoas, podendo ser combatidas com práticas baratas e simples de serem feitas em casa.

O ressecamento acontece pela falta de hidratação na área e as rachaduras nada mais são do que consequências desse processo, que ocorre com a pressão e o peso do corpo exercidos sobre os pés em atividades cotidianas, como uma simples caminhada.

Além de não aplicar hidratantes regularmente, andar descalço ou com salto alto por longos períodos, usar muitos sapatos abertos, tomar banhos muito quentes e estar acima do peso são situações que tendem a estimular o ressecamento dos pés e, assim, o aparecimento de calos e rachaduras.

Lixá-los em excesso também pode ser um vilão para quem deseja reverter essa situação, já que o corpo entende os efeitos da lixa como algo agressivo, estimulando uma produção mais intensa e espessa de pele para compensar o lixamento, o que gera exatamente o efeito contrário.

Calcanhar ressecado com rachaduras
Crédito: iStock | 4FRCalcanhar ressecado

O inverno e as semanas que o antecedem compõem o período do ano em que mais devemos ficar ligados quanto à hidratação, pois o ressecamento tende a aumentar na planta do pé e nos calcanhares.

Já no verão, por usarmos mais sapatos abertos, os pés costumam sofrer mais atritos externos, devido à poeira e à poluição. Ou seja, cuidar da região é uma tarefa que deve durar o ano inteiro, para evitar, principalmente, o envelhecimento precoce da pele.

Pé ressecado
Crédito: iStock | 4FRPé ressecado

Para evitar esses problemas, as únicas soluções são fazer hidratações profundas pelo menos uma vez por mês e manter a pele nutrida, para evitar a perda de água e proteínas.

Outra dica é tomar cuidado com o excesso de métodos esfoliantes, pois, assim como a lixa, podem causar a impressão momentânea de maciez e provocar ressecamentos mais intensos posteriormente.

O ideal é apostar em esfoliações apenas uma vez por semana. Para obter melhores resultados, deixe os pés “de molho” em água quente, para amolecer a pele antes de passar a lixa ou a pedra pomes.

Caso você tenha um quadro intenso, a melhor opção é consultar um dermatologista e apostar em cremes à base de ureia, lactato de amônio, ácido hialurônico e queratolíticos, que dissolvem a camada córnea, responsável por engrossar a espessura da pele.

Pensando nisso, a Catraca Livre Estilo listou 7 receitas caseiras de hidratação, que aceleram a recuperação e nutrição da pele dos pés. Vale lembrar que todas elas devem ser aplicadas com frequência, já que o problema do ressecamento não tem “cura” e deve ser prevenido para evitar danos futuros. Olha só!

Azeite

O azeite de oliva é um ingrediente que pode ser usado tanto em máscaras capilares e faciais quanto em métodos de hidratação de outros partes do corpo.

Misture uma colher de sopa de hidratante à outra colher de azeite extra virgem e aplique nos pés. Em seguida, antes de ir para cama, cubra-os com papel filme (o mesmo usado na cozinha) e durma normalmente. Para garantir que o insulfilm não se mova, vista meias de algodão.

Dessa maneira, a hidratação acontece com maior intensidade e melhores resultados. O mesmo procedimento pode ser feito nas mãos, cobrindo-as com uma luva descartável para não perder a mobilidade dos dedos. Aposte nessa dica de duas a quatro vezes durante uma semana do mês.

Colher de sopa de azeite
Crédito: iStock | magoneAzeite de oliva

Vaselina + soro fisiológico

Seguindo as mesmas instruções do item anterior, você pode substituir o azeite de oliva extra virgem pela vaselina, que é capaz de criar uma barreira contra o frio e outras agressões externas, devolvendo a elasticidade e o aspecto natural da pele.

Para turbinar a receita, acrescente uma colher de sobremesa de soro fisiológico, que contém sais minerais, proporcionando uma sensação de frescor e um toque aveludado.

Bepantol

Não é novidade para ninguém que o Bepantol é um poderoso hidratante concentrado, usado em diversas receitas de beleza. A pomada é rica em dexpantenol, a famosa pró-vitamina B5, que auxilia na renovação celular e na nutrição da pele.

Aplique uma camada generosa do produto e encape os pés com papel filme e meias, para garantir completa absorção.

Aloe vera + mel

Também conhecida como babosa, a aloe vera é uma planta usada em diversos métodos de hidratação da pele. Combinada com o mel, se torna uma rica fonte de nutrientes, essencial para promover a renovação celular e atribuir maior elasticidade à derme.

Misture uma colher de sopa de aloe vera moída à outra colher de mel e aplique nos pés pelo menos três vez por semana. Deixe a mistura agindo durante a noite, assim como nos exemplos anteriores, e veja como a pele adquire um aspecto bem mais saudável.

Aloe vera (babosa) e mel
Crédito: iStock | luckybusiness | solidcoloursAloe vera (babosa) e mel

Escalda pés de vinagre de maçã

Se você tiver um tempinho livre na sua rotina, dedique alguns minutos para fazer um escalda pés. Coloque um litro de água morna e um copo grande de vinagre de maçã em uma bacia, considerando que o líquido deve atingir o nível das canelas.

A receita permite amolecer as células velhas da pele e abrir os poro para garantir uma melhor absorção de produtos. Após 30 minutos, lave os pés e passe um hidratante, deixando em repouso no papel filme durante sua noite de sono.

Leite + manjericão

O manjericão é um cicatrizante e antisséptico natural que deve ser macerado para ajudar na recuperação da pele. Misture um maço de folhas moídas à um litro de leite quente e deixe os pés repousando na mistura. Não é necessário deixá-los submersos, apenas as solas e os calcanhares.

Para tornar essa receita mais poderosa, acrescente uma xícara de mel e mais três colheres de sopa de azeite, garantindo uma hidratação super profunda.

Óleo de coco

Se as rachaduras dos seus pés já se tornaram machucados, aplique uma mistura de uma colher de óleo de coco e outra colher de azeite de oliva extra virgem, deixando agir na pele enquanto você dorme.

O óleo de coco tem poder nutritivo, acelerando a cicatrização e a renovação celular, além de ajudar na hidratação das cutículas. Para garantir bons resultados, enrole os pés em insulfim, sem esquecer da meia de algodão. Essa receita também pode ser usada nas mãos para evitar o envelhecimento precoce.


Conheça os benefícios do açafrão para a saúde da pele e do cabelo

Compartilhe: