Maconha pode causar infertilidade, segundo estudo

Cientistas apontam que o uso da droga provoca mudanças no DNA do espermatozoide

Princípio ativo da cannabis pode prejudicar os espermatozoides
Créditos: Yarygin/istock
Princípio ativo da cannabis pode prejudicar os espermatozoides

Um estudo publicado no periódico Epigenetics  apontou a existência de possíveis riscos de infertilidade associados ao uso de maconha.

Para chegar a esse resultado, os cientistas avaliaram 24 homens, entre 18 e 40 anos, sendo 12 deles usuários de maconha e os outros 12, não. Eles observaram, por exemplo, que o princípio ativo da cannabis, o tetra-hidrocarbinol (THC), provoca mudanças no DNA do espermatozoide.

Além disso, naqueles que faziam uso de maconha foi constatado uma quantidade significativamente menor de espermatozoides comparado com os não usuários.

Os usuários de maconha avaliados na pesquisa tinham menor quantidade de espermatozoide
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Os usuários de maconha avaliados na pesquisa tinham menor quantidade de espermatozoide

Ao jornal O Estado de S. Paulo, o especialista em reprodução humana Paulo Gallo explicou que o espermatozoide carrega o DNA masculino que vai formar o embrião e que, durante o processo de formação do gameta, qualquer substância no sangue age sobre esse material.  “Quando o homem usa maconha, as substâncias são absorvidas e vão para a circulação sanguínea. Pelo sangue, o THC chega às células produtoras de espermatozoides”, afirmou o especialista.

A cannabis é uma das drogas psicoativas mais amplamente usadas em todo o mundo, sendo os homens a maioria dos consumidores.