Maíra Cardi polemiza ao dizer que dieta zera genes de doenças
Coach nutricional contou que adotou uma alimentação específica antes da gravidez para evitar que a filha nascesse com qualquer doença genética
Enquanto o marido Arthur Aguiar está confinado no BBB 22, Maíra Cardi segue dando o que falar fora da casa. Em entrevista ao programa “Hora do Faro”, na Record TV, a coach nutricional afirmou que, antes de engravidar, ela e o marido fizeram uma dieta específica com o objetivo de gerar uma “modulação epigenética” para evitar que a filha nascesse com qualquer gene de doença.
“Eu fiz modulação epigenética antes de engravidar. Muita gente não sabe o que é, então, vou fazer uma explicação leve. É quando você e seu marido mudam a alimentação antes da gravidez para zerar a genética de doenças”, disse.
“Câncer, diabetes… Qualquer doença vem zerada. Aí, o seu filho nasce sem nenhum gene ruim de doenças. São 6 meses com essa alimentação. É muito maravilhoso”, complementou.
É claro que seguir uma alimentação saudável durante a gravidez vai ajudar na saúde da criança, porém, isso não impede que o bebê herde a genética da doença dos pais.
A afirmação da influenciadora digital causou diversas reações nas redes sociais, inclusive de geneticistas.
No Twitter, a diretora do Centro de Estudos do Genoma Humano e células-tronco e INCT sobre envelhecimento: doenças genéticas, genômica e metagenômica, Mayana Zatz, condenou a fala.
“Acabo de ouvir uma entrevistada na TV Record falando de modulação epigenética para evitar doenças genéticas antes de engravidar. Isso é um absurdo, uma desinformação perigosa aos ouvintes do programa”, publicou.
A nutricionista Cássia Bonar foi além e disse que “o charlatanismo de Maíra Cardi rompeu os limites da Nutrição e agora invade a Genética”. E” sabe o que acontece? Nada. Se fosse uma profissional provavelmente seria denunciada, mas como não é, alicia os incautos”, disse.
O que é a epigenética?
A epigenética é uma área emergente de pesquisa científica, que consiste no estudo das modificações das funções genéticas que são herdadas, mas que, por sua vez, não alteram a sequência do DNA do indivíduo. Em resumo, refuta-se a antiga ideia de que os genes são imutáveis.
De fato, a ciência sabe que fatores externos como a radiação, agrotóxicos e a dieta podem influenciar no processo químico em torno dos genes, mas essa influência ambiental teria mais força para alterar própria marcação de genes do que a dos descendentes. E ainda assim é um processo que ainda não está claro como acontece.