Meditação pode reduzir sintomas de depressão e ansiedade, diz estudo

Por: Redação
rubyblossom./Flickr/Creative Commons
Novo estudo foi publicado no último dia 6, no JAMA Internal Medicine.

A prática da meditação diária pode aliviar sintomas como ansiedade, depressão e dor. É o que mostra um estudo feito pesquisadores da Johns Hopkins University, nos EUA – publicado online em 6 de janeiro no JAMA Internal Medicine.

De acordo com o site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, os pesquisadores revisaram 47 estudos anteriores que analisavam o efeito da meditação sobre várias condições, incluindo abuso de substâncias, hábitos alimentares, sono, além de depressão, dores e ansiedade. O trabalho incluiu 3.515 participantes, muitos dos quais receberam cerca de 30 a 40 horas de treinamento em meditação consciente.

Foi encontrada melhoria variável entre 5% e 20% nos sintomas de ansiedade, depressão e dor em relação aos grupos placebo. A meditação era praticada normalmente durante 30 a 40 minutos por dia.

Aproveitando o resultado do estudo, o site publicou em uma página especial outros benefícios da meditação, segundo pesquisas de médicos e cientistas. A lista inclui: melhora as dores crônicas, mais atenção e controle das emoções, cérebro afiado e com mais neurônios, proteção ao coração e longevidade.

Saiba mais detalhes sobre os estudos na página do Minha Vida.

1
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
2
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
3
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
4
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
5
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
6
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose.Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
7
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores.Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
8
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo?Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …