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Meditar para equilibrar? Como transformar sua mente com essa prática

Meditação é muito mais que manter a mente em silêncio; veja como começar

Certa vez ouvi uma monge dizer que meditar não era estar em um lugar tranquilo observando a natureza, sentar em frente ao mar e ficar contemplando a onda indo e vindo e pensar:”Ai que brisa gostosa, o sol tá quente. Ai que gostoso, tô meditando, minha cabeça tá vazia e eu não tô pensando em nada.”

E ela estava certa.

Meditar é olhar para dentro de nós mesmos, olhar para nossa profundidade e nos enxergar como um todo. Ou seja, meditar é a observação da mente.

Engana-se quem associa a prática da meditação apenas a pessoas com práticas espiritualistas ou de alguma forma religiosa. Meditar é tido como uma cura, um santo remédio para relaxar e focar mais em você e em tudo ao redor. Coisas que geralmente não damos a devida atenção, como observar um dia bonito porque direcionamos nossos pensamentos a muitos problemas.

Ao meditar,  você é capaz de observar os sons que invadem o silêncio, o bater do coração, o ritmo de sua respiração, a sensação de estar entrando em outro universo com os olhos bem fechados, além de perceber coisas que sempre estiveram ali, mas que você nem tinha notado!

Eu, por exemplo, ao estar em minha prática de meditação, fui capaz de ouvir um barulho insignificante para quem estava comigo naquele momento. Um barulho que se misturava com outros, além do barulho da minha mente. Mas ao fechar os olhos e iniciar todo o ritual de meditação eu pude ouvi-lo. Mágica!? Hahaha não, é apenas meditação mesmo, meninas.

meditação

Lembrem-se que meditar não é estar 100% de mente vazia e não pensar em absolutamente NADA! É impossível, a mente humana funciona de N formas diferentes, mores. O que ocorre é que ao invés de você voltar a sua atenção apenas para os seus problemas e crises você procura focar em algo além de apenas isso.

Alguns benefícios da meditação:

1. Melhora o foco e a atenção

Quando meditamos precisamos manter um foco, não deixamos a mente completamente em branco mas , como eu disse, direcionamos a nossa mente a algo, nem que seja para os batimentos cardíacos ou a respiração. Consequentemente, conseguimos focar melhor nos estudos, clarear nossa mente na hora de resolver algum problema, etc.

2. Relaxa os músculos do corpo

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Texto escrito por Karen Silva e publicado no Superela.

Em parceria com Superela

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