Menina de 4 anos morre de covid horas após apresentar febre
Veja quais os sinais da doença devem ser observados em crianças
Uma menina de 4 anos que vivia no condado de Galveston, no Texas, nos EUA, morreu de covid-19 poucas horas após o início de febre, segundo a família. Um dia antes, a mãe de Kali Cook, Karra Harwood, que se recusou a tomar a vacina, foi diagnosticada com a doença e se isolou para preservar a menina e os irmãos.
Segundo ela, a menina não tinha diagnóstico de distúrbios imunológicos ou qualquer outra comorbidade, mas costumava ficar mais doente que os irmãos.
Ao jornal local The Daily News, a mãe contou que após notar que a menina estava com febre, a medicou e a colocou para dormir. Por volta das 7h da manhã do dia seguinte, a menina já tinha falecido em casa.
- Saiba como resgatar a skin grátis de Snoop Dogg para o Natal do Fortnite
- Entenda relação entre o alho e a prevenção do câncer de intestino
- 4 motivos para colocar Arraial do Cabo na sua lista de viagem de verão
- Cristo Redentor ganha trilha com mirante 360º do Rio
Kali é a moradora mais jovem do condado de Galveston a morrer com o vírus. A morte dela ocorre em meio a uma onda de casos da variante delta na região. De acordo com o Departamento de Serviços de Saúde do Estado do Texas, em 10 de setembro, pelo menos 2.384 crianças contraíram covid-19 no estado.
Covid-19 em crianças
As crianças geralmente não apresentam sintomas graves de covid-19; mas as autoridades de saúde enfatizam que as que apresentam sintomas relacionados à doença devem receber atendimento médico o mais rápido possível.
Em crianças, a covid-19 está associada à síndrome inflamatória multissistêmica (SIM-P), que ocorre entre as de 7 meses a 16 anos.
A Síndrome Inflamatória Multissistêmica foi reconhecida como uma nova síndrome pós-viral em que uma em cada 5.000 crianças apresenta após ser infectada com a covid-19.
A síndrome pode deixar diferentes partes do corpo inflamadas, incluindo coração, pulmões, rins, cérebro, pele, olhos ou órgãos gastrointestinais. Quase uma em cada quatro crianças com a SIM-P desenvolve uma doença cardíaca chamada dilatação da artéria coronária, que é potencialmente fatal.
É preciso ficar atento aos seguintes sintomas:
- Febre durando mais de três dias
- Dor abdominal, diarreia ou vômito
- Dor de garganta
- Erupção cutânea ou mudanças na cor da pele
- Olhos vermelhos
- Sensação de cansaço
- Problemas respiratórios
- Confusão
- Incapaz de acordar ou permanecer acordado
- Lábios ou rosto azulados