Últimas notícias:

Loading...

Febre da covid-19 pode despertar em determinado período do dia

Embora o estudo só tenha examinado pacientes com febre causada por gripe, pesquisadores garantem que a lógica é a mesma em casos de coronavírus

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Se você suspeita de covid-19, não adianta muita coisa medir a temperatura logo pela manhã. Pelo menos é o que garantem cientistas norte-americanos. Eles analisaram dados de uma década de quase 300 mil pessoas que foram atendidas nos serviços de emergência nos Estados Unidos e concluíram que a febre pode não aparecer nas primeira horas do dia em casos de infecções.

Segundo eles, pacientes com gripe tinham 44% menos chance de ter febre pela manhã do que à noite

Embora os casos estudados eram todos de gripe comum e gripe suína, os pesquisadores afirmam que a mesma lógica se aplica à covid-19 também.

Em todos os surtos, as temperaturas – classificadas como acima de 38 °C  – eram menos comuns pela manhã e atingiam um pico por volta das 22h.

Isso possivelmente acontece porque a temperatura corporal cai naturalmente durante as manhãs devido ao ritmo circadiano – o relógio interno do corpo.

Os pesquisadores alertam que isso levanta preocupações porque os exames de febre nos locais de trabalho e nas escolas costumam ocorrer durante a manhã.

“Os resultados sugerem que as medições de temperatura matinais podem deixar passar muitos casos de doenças febris”, diz o estudo.

febre da covid-19
Crédito: Milos Dimic/istockÉ mais comum que a febre apareça à noite

#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Os autores do estudo recomendaram uma abordagem de medição de temperatura pelo menos duas vezes ao dia, sendo que uma delas seja feita na parte da noite.

O estudo, no entanto, ressalta que as descobertas são aplicáveis ​​apenas ao uso de termômetros tradicionais, e não a dispositivos de triagem, aqueles usados em locais com grande movimentação, que têm menor precisão.

Sintomas da covid-19

A febre é um dos principais principais sintomas da covid-19. Porém, alguns pacientes diagnosticados com a doença não apresentam alteração de temperatura corporal; em vez disso, sofrem de outros sintomas, como tosse ou perda do paladar e do olfato.

Ainda pode haver algumas manifestações bem incomuns em casos de coronavírus. Veja aqui algumas delas.

Compartilhe: