Menino é diagnosticado com Strep A após sintoma pouco conhecido
Até o momento pelo menos 16 crianças morreram com a infecção no Reino Unido
Em meio ao surto de contaminação pela bactéria Streptococcus do Grupo A, apelidada de Strep A, no Reino Unido, um menino escocês de 5 anos foi internado e diagnosticado com a infecção após reclamar de um sintoma pouco conhecido.
Jordan James Sood foi levado ao hospital gritando de dor nas pernas em 5 de dezembro. Os pais dele acharam que poderia ser um coágulo sanguíneo.
Depois de alguns testes, os médicos revelaram que a dor na perna do menino era resultado da infecção por Strep A.
- Visconde de Mauá: um paraíso escondido na Serra da Mantiqueira
- Dicas essenciais de alimentação para controlar a pressão alta de forma eficaz
- Estes 4 alimentos aumentam consideravelmente o risco de pedra nos rins
- Veduca disponibiliza 19 cursos gratuitos da USP; confira a lista
De acordo com os médicos, articulações doloridas e sensíveis, mais frequentemente nos joelhos, tornozelos, cotovelos e pulsos, são frequentemente um sinal de febre reumática que se desenvolve como um efeito colateral do Strep A.
Os sintomas geralmente aparecem de uma a cinco semanas após a infecção.
Jordan foi tratado com um antibiótico intravenoso para ajudar o corpo a combater a infecção, mas continua internado, segundo o jornal The Sun.
Surto de Strep A
O caso de Jordan se soma a de outras centenas no Reino Unido nos últimos meses. Até o momento, pelo menos 16 mortes causadas pela infecção já foram confirmadas. Os casos têm acontecido principalmente em crianças menores de 10 anos.
Embora não esteja claro por que o aumento de casos de Strep A está acontecendo agora, os especialistas suspeitam que isso se deve em parte à volta das atividades após o fim das restrições da pandemia de covid-19.
A bactéria Streptococcus do grupo A (estreptocócica do grupo A ou estreptococo A) é uma bactéria que pode causar doenças leves. Isso pode incluir dores de garganta e infecções de pele, juntamente com amigdalite. Muitas pessoas carregam essa bactéria sem apresentar qualquer sintoma.
Mas a Strep A também pode causar escarlatina, que é semelhante à gripe e pode ser grave se não for tratada rapidamente com antibióticos.
Outra doença manifestada pela Strep A é a doença estreptocócica invasiva do grupo A, que costuma ser mais grave e pode ser fatal. Ocorre quando a bactéria invade o sangue, os músculos ou os pulmões.
A transmissão da Strep A ocorre de forma semelhante ao vírus da gripe, através de tosse, espirros e contato próximo.
Quais são os sintomas do Strep do grupo A invasivo?
Existem quatro sinais principais do Grupo Strep A a serem observados, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido:
- Febre (significando uma temperatura alta acima de 38°C)
- Dores musculares severas
- Sensibilidade muscular localizada
- Vermelhidão no local de uma ferida
- A versão invasiva da doença ocorre quando a bactéria rompe as defesas imunológicas do corpo.