Covid-19: quantos dias é necessário ficar isolado na atual fase?

Período pode variar de 10 a 5 dias, dependendo de fatores como sintomas

O cenário da pandemia no Brasil é outro. Há semanas, vemos um aumento de casos de covid e novas subvariantes da Ômicron sendo descobertas. Nesse contexto, pode ressurgir a dúvida: afinal, quantos dias ficar isolado em caso de contaminação?

Desde janeiro, a orientação do Ministério da Saúde é respeitar um período oficial de 10 dias de isolamento, mas que pode ser encurtado para até 5 dias. A contagem deve ser feita a partir do início dos sintomas.

Veja abaixo as orientações do Guia de vigilância epidemiológica para cada caso:

Testou positivo para covid? Veja por quanto tempo ficar isolado
Créditos: VioletaStoimenova/istock
Testou positivo para covid? Veja por quanto tempo ficar isolado

Quem deve fazer 10 dias de isolamento?

Para pessoas com quadro de síndrome gripal leve a moderado, com confirmação para covid-19 ou que ainda não realizaram o teste, o isolamento deve iniciar imediatamente e só pode ser suspenso no décimo dia da data de início dos sintomas.

Mas só vale deixar o isolamento nesse período desde que não apresente mais febre, nem sintomas respiratórios há 24 horas. Nesse caso, não é necessário refazer o teste para sair do isolamento porque entende-se que o vírus não está sendo mais eliminado.

Porém se no décimo dia, os sintomas ainda continuarem, a orientação é aguardar até permanecer um dia completo sem registrá-los para deixar o isolamento.

Quem deve ficar isolado por 7 dias?

Se no 7º dia, a pessoa não apresentar sintomas há pelo menos 24h, pode deixar o isolamento sem necessidade de teste.

Se o paciente continuar com sintomas respiratórios ou febre, ele pode fazer o teste (PCR ou antígeno). Caso dê negativo, pode sair do isolamento. Se der positivo, deve ficar resguardado até 10 dias e só sair quando não tiver mais sintomas.

Quem pode deixar o isolamento após 5 dias?

É possível baixar o isolamento para cinco dias desde que a pessoa seja assintomática e tenha o resultado negativo para teste PCR ou antígeno. Se no quinto dia, o teste der positivo, é preciso aguardar mais.

Sintomas mais comuns da covid

A infecção pela covid-19 pode variar de casos assintomáticos e manifestações clínicas leves, até quadros moderados, graves e críticos.

Os sintomas mais frequentes podem incluir dor de cabeça, tosse persistente e febre persistente diária. Mas as manifestações dependem muito do status vacinal de cada indivíduo.

Sintomas da covid podem variar conforme o status vacinal
Créditos: torwai/istock
Sintomas da covid podem variar conforme o status vacinal

Veja abaixo os sintomas mais comuns de acordo com aplicativo ZOE Covid Study, que monitora a doença desde o início da pandemia:

Sintomas entre os totalmente vacinados

1. Dor de garganta

2. Coriza

3. Nariz bloqueado

4. Tosse persistente

5. Dor de cabeça

Sintomas entre os parcialmente vacinados

1. Dor de cabeça

2. Coriza

3. Dor de garganta

4. Espirros

5. Tosse persistente

Sintomas dos não vacinados

1. Dor de cabeça

2. Dor de garganta

3. Coriza

4. Febre

5. Tosse persistente