CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Microplásticos são encontrados em 93% das garrafas de água

Por: Catraca Livre
Crédito: Getty Images/iStockphotoUma única garrafa chegou a apresentar mais 10 mil partículas

Muitos acreditam que água engarrafada é mais saudável que a da torneira, mas um estudo feito pela organização jornalística sem fins lucrativos Orb Media coloca essa crença em suspeita. Depois de analisar 11 marcas de água engarrafada de nove países, incluindo o Brasil, os pesquisadores encontraram minúsculas partículas de plásticos em 93% das amostras.

Entre os principais poluentes encontrados estão o tereftalato de polietileno (PET) e o polipropileno, usados na fabricação de garrafas.  A média global foi de 325 partículas por litro, mas a concentração variou bastante. Segundo os pesquisadores, uma única garrafa chegou a apresentar mais de 10 mil partículas.

Além do Brasil, as amostras estudadas foram obtidas na China, Índia, Indonésia, Quênia, Líbano, México, Tailândia e Estados Unidos. Confira aqui as marcas avaliadas.

O estudo da Orb sugere que uma pessoa que bebe um litro de água engarrafada por dia pode estar consumindo dezenas de milhares de partículas microplásticas por ano.

Ainda não se sabe exatamente o que isso significa para a saúde humana, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) vai analisar quais são os possíveis riscos.

Leia também:

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.