Ministério pede recall de Kinder no Brasil após contaminações na Europa
A empresa tem o prazo de 72h pra recolher os chocolates ou prestar os esclarecimentos necessários
Às vésperas da Páscoa, o Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou que a Ferrero do Brasil formalize o recall do chocolate Kinder. A decisão vem após casos de contaminação por salmonela em pelos menos nove países da Europa.
A empresa tem o prazo de 72h, a partir do recebimento da notificação, para formalizar o recall ou apresentar esclarecimentos que ateste a segurança do produto comercializado no país.
“Considerando que, até então, a Ferrero do Brasil não emitiu comunicado específico destinado à Senacon, a referida empresa foi notificada em prol da transparência nas relações de consumo. Recomenda-se que as subsidiárias e importadoras de fornecedores de produtos e serviços informem às autoridades brasileiras competentes que os produtos ou serviços objeto do recall no exterior não atingiram o mercado brasileiro. Se o produto tiver indícios de risco aos consumidores em território brasileiro, o fornecedor deve formalizar o recall imediatamente”, ressalta a Senacom.
Os chocolates com suspeita de contaminação foram produzidos em uma linha de produção da Ferrero, proprietária da marca Kinder, em Arlon, Bélgica, que foi fechada após o início das investigações.
A Ferrero informou que fez o recall dos lotes dos produtos com data de validade entre 11 de julho de 2022 e 7 de outubro de 2022, distribuídos na França, no Reino Unido, na Irlanda do Norte, na Alemanha e na Suécia.
Até dia 8 de abril, 150 casos confirmados e prováveis de salmonela foram registrados, segundo as agências europeias de saúde. As infeções ocorreram principalmente em crianças com menos de dez anos.
Contaminação por salmonela
A salmonela é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e, em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.
Os sintomas típicos de uma infecção por salmonela incluem diarreia, cólicas estomacais e febre.
De acordo com o Centro de Controle de Doença (CDC), dos Estados Unidos, geralmente, esses sintomas começam entre seis horas e seis dias após a ingestão do alimento contaminado. Para a maioria das pessoas, a infecção desaparece sozinha em uma semana, mas às vezes a condição pode se agravar.
Crianças com menos de 5 anos, idosos com mais de 65 anos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido têm maior probabilidade de apresentar sintomas mais graves de salmonela.