Suspeita de bactéria causa recall de Kinder Ovo na Europa

A maioria das pessoas teve transtornos gastrointestinais horas após o consumo do chocolate

A Food Standards Agency (FSA) do Reino Unido, agência reguladora equivalente à Anvisa, informou que lotes do Kinder Ovo foram recolhidos por uma “ligação potencial a um surto de salmonela”. A medida foi tomada após 63 casos de contaminação pela bactéria.

A Ferrero, proprietária da marca Kinder, fez o recall de lotes de seus ovos Kinder Surprise e aqueles que vêm em embalagens de três com data de validade entre 11 de julho de 2022 e 7 de outubro de 2022.

Segundo a fabricante, os ovos foram produzidos na Bélgica e comercializados na França, no Reino Unido, na Irlanda do Norte, na Alemanha e na Suécia.

Consumidores passam mal após consumir Kinder Ovo com suspeita de salmonela
Créditos: Anna Parshakova/istock
Consumidores passam mal após consumir Kinder Ovo com suspeita de salmonela

Os casos não se restringem ao Reino Unido. Na França, pelo menos 15 pessoas contaminadas por salmonela relataram terem consumido os produtos Kinder, segundo o órgão nacional responsável pela saúde pública. A maioria delas é criança.

A empresa disse em um comunicado que está cooperando com as investigações.

“Embora nenhum de nossos produtos Kinder lançados no mercado tenha testado positivo para salmonela e não tenhamos recebido reclamações de consumidores, estamos levando isso extremamente a sério, pois o atendimento ao consumidor é nossa principal prioridade”, informou em nota.

Contaminação por salmonela

Os sintomas típicos de uma infecção por salmonela incluem diarreia, cólicas estomacais e febre.

De acordo com o CDC, geralmente, esses sintomas começam entre seis horas e seis dias após a ingestão do alimento contaminado. Para a maioria das pessoas, a infecção desaparece sozinha em uma semana, mas às vezes a condição pode se agravar.

Crianças com menos de 5 anos, idosos com mais de 65 anos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido têm maior probabilidade de apresentar sintomas mais graves de salmonela.

O que é a salmonela?

A salmonela é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que  causa intoxicação alimentar e, em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.

Salmonela causa intoxicação alimentar e pode ser mais perigosa em crianças
Créditos: urfinguss/istock
Salmonela causa intoxicação alimentar e pode ser mais perigosa em crianças

A transmissão se dá com a ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais. É bem conhecida a contaminação a partir de ovos mal cozidos, mas poucas pessoas sabem que carnes de aves, o leite não pasteurizado e até mesmo a água são passíveis de contaminação pela bactéria.

Existem duas espécies da bactéria causadoras de doenças em humanos: S. enterica e S. bongori.

A Salmonela enterica é o tipo que causa doenças como a enterocolite aguda, que causa dores intensas e inflamações no trato do sistema digestivo, com foco nos intestinos delgado e grosso.