Últimas notícias:

Loading...

Misturar ibuprofeno com outros medicamentos pode danificar rins

O problema, segundo pesquisadores, está na mistura do analgésico com diuréticos usados para tratar hipertensão

Por: Redação

O ibuprofeno usado para aliviar dores comuns, como de cabeça, de dentes e até cólicas menstruais, quando administrado juntamente com outros medicamentos para pressão, pode causar sérios danos aos rins. É o que apontou um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá.

Embora muitas pessoas tomam milhões desses medicamentos todos os anos sem grandes efeitos colaterais, os cientistas alertam que misturar os comprimidos diuréticos usados por pessoas com pressão alta e ibuprofeno reduz a capacidade do rim de processar essas drogas. Isso, segundo eles, pode resultar em um golpe renal agudo.

remédio
Crédito: Georgeclerk/istockPesquisadores alertam para os riscos de misturar ibuprofeno com medicamentos para pressão

De acordo com uma das autoras do estudo, a professora Anita Layton, não é que todo mundo que toma essa combinação de drogas que terá problemas.

“Mas a pesquisa mostra que é um problema suficiente para que você tenha cautela”, disse ela.

rins
Crédito: Eranicle/istock Mistura de medicamentos poderia lesionar os rins, segundo estudo

“Os diuréticos são uma família de drogas que fazem o corpo reter menos água”, disse Layton. “Estar desidratado é um fator importante na lesão renal aguda e, em seguida, o inibidor de RAS e o ibuprofeno atingem o rim com esse golpe triplo.”

Os pesquisadores do estudo aconselham as pessoas em tratamento para pressão alta que conversem com seus médicos sobre a escolha de um analgésico diferente.

Compartilhe:

Tags: #Tratamento