Rio confirma morte por febre maculosa; veja sinais e sintomas

Febre de início súbito e dor de cabeça estão entre os sintomas da doença transmitida por carrapato

Um policial militar morreu de febre maculosa no Rio de Janeiro, após dar entrada no hospital da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na última quinta-feira, 21, em estado grave.

A confirmação da causa da morte que aconteceu no sábado, 23, foi feita pela pesquisadora Elba Lemos, chefe do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do Instituto Oswaldo Cruz, à CNN.

O primeiro-sargento Carlos Eduardo da Silva realizou um teste PCR que confirmou no dia seguinte ao da internação a bactéria transmitida por carrapato.

Policial morreu por febre maculosa no Rio de Janeiro
Créditos: Maria Ogrzewalska/istock
Policial morreu por febre maculosa no Rio de Janeiro

Uma segunda morte de outro agente da corporação está sendo investigada por suspeita da doença. Outras 60 pessoas que estiveram no mesmo local que as vítimas estão sendo monitoradas.

Febre maculosa

A febre maculosa (FM) é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii após a picada de um carrapato. A gravidade pode ser variável, apresentando desde formas clínicas leves e atípicas até formas graves.

Se não for devidamente tratada, a febre maculosa pode levar à morte em poucos dias. Por isso, a importância de identificar a doença o quanto antes.

A bactéria é comumente transmitida pelo carrapato encontrado em animais silvestres
Créditos: avstraliavasin/istock
A bactéria é comumente transmitida pelo carrapato encontrado em animais silvestres

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil duas espécies da bactéria riquétsias estão associadas a quadros clínicos da febre maculosa.

Rickettsia rickettsii produz a doença grave registrada no norte do estado do Paraná e nos Estados da região Sudeste. Enquanto Rickettsia sp. cepa Mata Atlântica, tem sido registrada em ambientes de Mata Atlântica, produzindo quadros clínicos menos graves.

Transmissão

Nos humanos, a febre maculosa é adquirida pela picada do carrapato infectado com riquétsia. O carrapato transmite a bactéria através de sua saliva, mas isso só ocorre quando o artrópode permanece em contato com o corpo da pessoa entre 6 e 10 horas. O período de incubação da doença é de 2 a 14 dias até que surjam os primeiros sintomas.

A bactéria pode ser transmitida por três tipos de carrapatos, sendo o principal o carrapato estrela, comumente encontrado em animais silvestres.

Sintomas da febre maculosa

Os sintomas são febre de início súbito, dor de cabeça e nas articulações e/ou prostração, seguida de manchas vermelhas predominantemente nas palmas das mãos e plantas dos pés, que pode evoluir para equimose, hemorragias e lesão no local onde o carrapato ficou aderido.