Mudanças nas fezes fizeram mulher descobrir câncer de intestino
Ela precisou passar por cirurgia para a retirada do tumor
A inglesa Michelle Grant, de 44 anos, descobriu um câncer de intestino depois de notar mudanças nos hábitos intestinais. Ela começou a sofrer de constipação e recorreu a laxantes. Mas o problema não parou por aí. Michelle começou a ter outros sinais, como fezes com sangue.
Ela contou ao site Bowel Cancer que suas fezes apresentavam um cheiro forte e estranho, o que lhe chamou a atenção. “Eu podia até sentir o cheiro nas minhas mãos”, lembrou ela.
Michelle então ligou para seu médico e marcou uma consulta. Ele solicitou um exame de colonoscopia, que acabou revelando o câncer em estágio dois.
“Em duas semanas, fiz tomografias e ressonâncias magnéticas e, no dia 4 de dezembro, fui informado de que o tumor no meu intestino estava empurrando meus miomas, eles não sabiam se o câncer havia se espalhado para o meu útero e colo do útero, então eles fizeram a decisão de eu fazer uma cirurgia para removê-los”, contou.
Felizmente, Michelle não precisou de nenhum tratamento adicional. Ela agora só precisa controlar com exames periódicos para garantir que o câncer não volte.
Sinais e sintomas de câncer de intestino
O câncer de intestino, também chamado colorretal, é aquele que envolve a parte inferior do sistema digestivo: o intestino grosso e o reto. Esse tipo de câncer é o terceiro mais diagnosticado no mundo todo. O diagnóstico precoce é vital.
Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência dos sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce. Os sinais e sintomas do câncer de intestino costumam aparecer quando o tumor já está avançado. Nessa fase, a pessoa pode apresentar:
- Dor de estômago ou dores de gases frequentes
- Mudança nos hábitos intestinais (prisão de ventre ou diarreia)
- Sangue nas fezes
- Fraqueza
- Baixo nível de ferro, comumente com anemia (anemia por deficiência de ferro)
- Fezes pretas ou de cor escura