Mulher com suspeita coronavírus chega ao Recife

Ela desembarcou da Itália, país que já registou onze mortes decorrentes da doença

25/02/2020 23:06 / Atualizado em 27/02/2020 14:47

Após ser identificado hoje, 25, o primeiro caso positivo do novo coronavírus no Brasil, uma mulher também está sob suspeita em Recife (PE). A passageira de 51 anos desembarcou na capital de Pernambuco, após uma viagem para Itália, país que já registou onze mortes decorrentes da doença.

“Essa paciente estava em deslocamento na Europa, na região de Milão, e veio para o Brasil via São Paulo, onde fez uma escala. Ela chegou ao Recife com alguns sintomas que se enquadram na nova definição de caso suspeito para a doença”, informou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

A mulher viajou para a Itália no dia 13 de fevereiro e também passou pela Espanha, onde há um caso confirmado do coronavírus. Foi no dia 18 que ela começou a sentir os primeiros sintomas. Ao chegar no Brasil, foi encaminhada ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz, especializado em infectologia, no bairro de Santo Amaro, em Recife.

Já o primeiro caso positivo no Brasil está em São Paulo. Um homem de 61 anos também recém chegado da Itália está em isolamento esperando o teste de contraprova que será feito pelo Instituto Adolfo Lutz, conforme determina o Plano de Contingência Nacional.

Como é definido um caso suspeito do novo coronavírus?

Um caso suspeito é definido quando o paciente possuir o critério clínico de febre acompanhada de sintomas respiratórios e atender uma das três situações: ter viajado nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas para a China ou ter tido contato próximo com um caso suspeito ou confirmado.

Saiba mais detalhes sobre a transmissibilidade do vírus, os sintomas e as formas de prevenção no link abaixo.

Dicas de prevenção:

-Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz

-Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa

-Lavar as mãos com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, ou usar antisséptico de mãos à base de álcool

-Usar lenço descartável para higiene nasal

-Não compartilhar objetos de uso pessoal

-Manter o ambiente ventilado

-Ao viajar para locais com circulação do vírus tomar cuidado para não entrar em contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos.