Mulher tem síndrome rara no coração após comer wasabi
Paciente apresentou condição conhecida como “síndrome do coração partido”; entenda a doença
Uma mulher de 60 anos foi parar em um hospital, em Israel, com dores no peito após consumir uma grande quantidade de wasabi, temero extremamente picante típico da culinária japonesa. O caso foi reportado no periódico científico British Medical Journal.
A mulher estava em um casamento e contou que comeu a raiz após confundi-la com abacate. Os primeiros sinais que a paciente apresentou foram pressão repentina no peito, que irradiou para os braços.
Ao ser atendida, os médicos diagnosticaram uma cardiomiopatia Tokotsubo ou “síndrome do coração partido”, que faz com que o ventrículo esquerdo do coração (responsável por bombear o sangue para o organismo) fique temporariamente mais fraco. Os sintomas se assemelham aos de um ataque cardíaco, com a sensação de dores no peito.
- Doença cardíaca pode se manifestar pela manhã; saiba como
- Doença cardíaca pode ter sinal emitido na hora de dormir
- Segundo a ciência, este exercício é indispensável para evitar demência no futuro
- Estes sinais podem indicar doença silenciosEste no fígado
Mas, afinal, o wasabi é capaz de causar problemas no coração? De acordo com os médicos, este foi o primeiro relato da síndrome desencadeada pelo consumo do tempero japonês. O que se sabe é que o problema é comumente provocado por situações de estresse muito intenso e acomete mais mulheres com idade acima dos 60 anos.
No caso da paciente, é possível que o consumo da raiz possa ter provocado uma reação estressante por conta do susto que ela levou ao sentir a ardência na boca. Dessa maneira, não daria para sustentar uma ligação direta entre o consumo de wasabi e problemas no coração.