Mulheres têm mais dores no pescoço que homens ao usar smartphone

Pesquisa de universidade americana aponta que a razão disso é que elas forçam mais a mandíbula na hora de visualizar a tela do aparelho

Por: Redação

Dormir de mau jeito não é a única maneira de ficar com aquele torcicolo – ou um problema ainda pior no pescoço. Por sinal, é algo que pode surgir pelo simples fato de utilizar o celular. Aliás, um novo estudo mostra que as mulheres sofrem mais dores no pescoço pelo uso do smartphone que os homens.

As mulheres forçam mais a mandíbula ao visualizar a tela do smartphone; com isso, têm dores no pescoço
Crédito: Reprodução/PeopleImagesAs mulheres forçam mais a mandíbula ao visualizar a tela do smartphone; com isso, têm dores no pescoço

Isso se explicaria, aliás, pelo fato de eles serem mais pescoçudos. Por ter um pescoço mais curto, as mulheres forçam mais a mandíbula para visualizar a tela do smartphone ou do tablet. Com isso, levam o queixo em direção ao peito.

Os homens, por sua vez, usam as vértebras do pescoço para realizar esse movimento de visualização.

As conclusões sobre as mulheres terem mais dores no pescoço ao usar o smartphone provêm de uma pesquisa na Universidade do Arkansas, nos EUA.

O estudo radiografou 10 mulheres e 12 homens enquanto usavam um tablet em cinco posições diferentes.

As diferenças entre os sexos surgiram quando as pessoas se sentaram na vertical, inclinadas para a frente ou reclinadas a 15 ou 30 graus.

A dor surge nas mulheres principalmente quando visualizam o dispositivo enquanto comem ou conversam, pois o esforço para enxergar a tela pressiona ainda mais a mandíbula quando ela já está em uma posição desconfortável.

Porém, é preciso ressaltar que a pesquisa tem uma limitação. As mulheres observadas eram, em média, cerca de 15 centímetros mais baixas que os homens participantes. Assim, tinham pescoços menores também por conta da altura.

Leia também: Algodão-doce de maconha vira moda nos Estados Unidos

Compartilhe: