Nova técnica faz três paraplégicos andarem novamente
Cientistas suíços usaram estimulação elétrica combinada com sessões de fisioterapia
Três homens adultos que sofreram lesões na medula espinhal conseguiram recuperar o controle de suas pernas por meio de estimulação elétrica combinada com sessões de fisioterapia.
O anuncio foi feito nesta quarta-feira, 31, por pesquisadores suíços da EPFL (Escola Politécnica Federal de Lausanne) e do Hospital Universitário de Lausanne.
Um deles é David, de 28 anos, que há sete anos ficou paraplégico após um acidente. Os pesquisadores liderados pelo neurocientista Grégoire Courtine da EPFL implantaram um sistema de eletrodos em sua medula espinhal.
- Estudo descobre doença que parece proteger contra Alzheimer
- O que causa a doença de Alzheimer? Novo estudo faz descoberta
- Estimulação elétrica cerebral: ciência revela novo combate ao Alzheimer
- ChatGPT crava diagnóstico de doença rara em criança após ela passar por 17 médicos
De acordo com o estudo, os três participantes conseguiram manter o controle voluntário de suas pernas, mesmo depois de interromper a estimulação elétrica. Este avanço sem precedentes é relatado em detalhes na prestigiosa revista “Nature”.
Segundo a publicação, após o implante os pesquisadores mapearam cada paciente para saber onde e como aplicar os estímulos.
No mês passado, pesquisadores norte-americanos anunciaram que conseguiram reativar sinais nervosos em pacientes com paraplegia completo por estimulação elétrica. Os resultados foram publicados na revista “Nature Medicine” e no “New England Journal of Medicine”.