O chá cheio de flavonoides que baixa o colesterol e protege o coração
Consumir a bebida diariamente pode trazer benefícios para a saúde, segundo a ciência
O colesterol alto é um problema de saúde que pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC). Sabe-se que a alimentação tem um papel essencial na redução desses níveis, e — de acordo com especialistas — as propriedades de um certo chá também podem ajudar.
Graças às flavonas, um tipo de antioxidante flavonoide, a infusão de ervas de camomila oferece benefícios saudáveis para o coração.
Isso ocorre porque as flavonas reduzem a síntese de colesterol e aumentam a atividade dos receptores de LDL nas células, o que significa que o colesterol LDL (“ruim”) é removido do sangue.
- Sinais de pressão alta que as pessoas deixam passar despercebidos
- Harvard revela os 5 hábitos que podem acrescentar 10 anos à sua vida
- Fase do sono pode ser crítica para o risco de demência; entenda
- Autismo sem diagnóstico: conheça os sinais sutis que podem ser ignorados facilmente
De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Endocrinological Investigation, o chá de camomila pode reduzir o colesterol alto em cerca de 18%.
O estudo chegou a essa conclusão após observar 64 pessoas, que se dividiram em grupos. Um deles consumia cerca de três xícaras de chá de camomila, enquanto o outro bebia penas água quente diariamente.
As descobertas mostraram que o chá foi capaz de reduzir o colesterol “ruim” e o colesterol total, bem como os triglicerídeos, que são outro tipo de gordura ruim no sangue.
Este mesmo estudo também encontrou reduções nos níveis de insulina e marcadores de mau controle do açúcar no sangue, o que também pode contribuir para a redução do risco de doenças cardíacas.
Mais evidências apoiam o benefício do chá
Uma análise de estudos, divulgada pelo Tea Advisory Panel (TAP), também concluiu que a infusão de camomila pode ter um impacto significativo na redução do colesterol. Além disso, observou uma melhoria dos níveis de glicose, insulina e lipídios no sangue.
Os especialistas se concentraram na análise do chá de camomila alemã (Matricaria recutita), feito a partir das flores da camomila que cresce naturalmente no sul e leste da Europa.
A análise foi conduzida para avaliar o impacto de três chás de ervas – camomila alemã, rosa mosqueta e hortelã – em questões de saúde relevantes para as mulheres.
Os pesquisadores examinaram ensaios clínicos randomizados em um extenso banco de dados internacional de artigos de pesquisa revisados por pares.
Os resultados gerais da análise revelaram também que a camomila pode ser eficaz contra problemas de sono e ansiedade, ambos associados a doenças cardíacas e declínio cognitivo.
Os autores observaram que a melhoria do sono e da ansiedade pode ter um impacto positivo na função cerebral. Isso ocorre devido a um descanso melhor, sugerindo que o consumo de chá de camomila pode, indiretamente, beneficiar a função cerebral.
No entanto, eles ressaltaram que o efeito imediato da camomila é principalmente calmante, sem afetar diretamente a memória.