O chá pouco explorado no Brasil que pode prevenir câncer
Alguns estudos científicos destacaram a eficácia da erva no combate ao câncer de mama, abrindo caminho para novos tratamentos
Um estudo científico mostrou os efeitos do chá de oolong no crescimento das células causadoras do câncer de mama, reduzindo drasticamente o risco da doença. A pesquisa foi publicada na Anticancer Research.
No texto, os especialistas revelam que trataram algumas células cancerígenas (ER+, PR+, HER2+ e triplo negativo) com diferentes concentrações de chá verde, oolong e preto.
Descobriu-se que os extratos de chá oolong são eficazes no bloqueio e redução dos danos ao DNA causados pelas células cancerígenas, inibindo seu crescimento e proliferação. Não só isso: o chá oolong também tem potencial quimiopreventivo.
- Cetesb revela que 18 praias do litoral de SP estão tão sujas que são consideradas impróprias para banho; veja lista
- Como apostar em eSports: guia completo
- Estudo britânico revela hábitos que podem prevenir a demência e salvar milhares
- Praia no Nordeste: 3 opções lindas e econômicas para o verão
O estudo envolveu milhares de pessoas que vivem na China e na província de Fujian. Nessas áreas, grandes quantidades de chá oolong são consumidas como parte da dieta diária. Os pesquisadores observaram que quem bebia essa bebida tinha um risco 50% menor de desenvolver câncer de mama e 68% menos risco de morrer por causa desse tumor do que a média nacional.
Hoje 78% do chá produzido no mundo é preto, 20% é chá verde, enquanto apenas 2% da produção diz respeito ao chá oolong, uma percentagem muito pequena que poderá aumentar se as propriedades benéficas desta planta se confirmarem.