O movimento simples que fortalece as pernas e elimina a gordura abdominal
O exercício trabalha vários grupos musculares simultaneamente, principalmente a parte inferior do corpo
Um estudo de Harvard University apontou para um movimento que, além de ajudar a queimar calorias, fortalece as pernas e reduz a gordura abdominal, aquela que aparece rapidamente e que dá tanto trabalho para fazer desaparecer.
No estudo, os pesquisadores analisam as vantagens de realizar exercícios de força.
Eles recomendam realizar uma série de repetições de um movimento cotidiano como sentar e levantar de uma cadeira.
- O alerta no corpo que pode prever demência até 9 anos antes
- Os benefícios de trocar o elevador pela escada
- Estudo aponta exercícios de isometria para controlar a pressão alta
- Atividade simples que pode ser a chave para proteger o coração de doenças
Como fazer isso?
Basta usar uma cadeira resistente e estável, colocada sobre uma superfície estável. Depois, é só sentar-se sobre ela com os pés afastados na largura do quadril.
Se você não sabe o que fazer com as mãos, o estudo indica que elas podem ser usadas para criar estabilidade.
No caso de iniciantes, pode ser utilizada uma cadeira com braços, para ajudar na hora de se levantar. Caso contrário, basta colocar as mãos nos quadríceps e se quiser adicionar alguma dificuldade você pode cruzar os braços no peito e colocar as mãos nos ombros.
De acordo com o estudo, é importante realizar uma inspiração profunda enquanto contrai os músculos abdominais, que também fornecem estabilidade, e então levantar-se da cadeira lentamente enquanto expele o ar dos pulmões.
Os especialistas indicam que devem ser realizadas diversas séries de oito a dez repetições, com períodos de descanso entre 30 e 60 segundos.
Por que este exercício é eficaz?
Na verdade, este exercício é um agachamento que trabalha vários grupos musculares simultaneamente, principalmente a parte inferior do corpo, por isso fortalece as pernas e os glúteos.
O agachamento é um dos exercícios mais repetidos nas academias, porque é simples, pessoas de qualquer idade podem praticá-lo e porque ajuda a melhorar o desempenho.
Além disso, ele previne lesões porque fortalece e não tem nenhum impacto, como corrida, por exemplo.
Ao endurecer o abdômen durante o exercício, os músculos abdominais, lombares, pélvicos, glúteos e profundos da coluna ajudam as costas a mantê-las retas durante o exercício, fazendo com que seja executado corretamente sem causar problemas devido à má postura.
Opção para avançados
Para usuários avançados, existem outras variações mais complexas que podem ser realizadas.
Você pode, por exemplo, trocar a cadeira por uma mais baixa ou por um banquinho para poder descer mais durante a série de exercícios.
Outra alternativa é realizar os exercícios com apenas uma perna. A dificuldade também pode ser aumentada adicionando peso ao corpo, como uma garrafa ou um saco de arroz e faça os exercícios.