O primeiro sinal perceptível de colesterol alto para se atentar
É importante dizer que, em alguns casos, a condição pode ser silenciosa e só um exame de sangue é capaz de determinar os níveis de colesterol
O colesterol muitas vezes pode causar estragos silenciosamente nas artérias, desencadeando problemas de saúde, como doenças cardíacas e derrames. No entanto, um sinal revelador de acúmulo de colesterol às vezes pode ser facilmente percebido.
A placa de colesterol é um material gorduroso que pode estreitar as artérias e limitar o fluxo sanguíneo. Quando os vasos sanguíneos se contraem como resultado disso, o fluxo sanguíneo para as pernas também fica restrito, levando ao primeiro sinal perceptível.
A falta de fluxo sanguíneo para as pernas às vezes pode levar a uma condição conhecida como doença arterial periférica (DAP). E o primeiro sinal dessa condição é a dor nas pernas. No entanto, essa dor não atinge apenas essa área, pois também pode se estender até as nádegas.
De acordo com o Ministério da Saúde, a DAP tem quatro estágios:
- Primeiro – a pessoa tem a doença, mas não sente nada.
- Segundo – a pessoa começa a sentir dor quando caminha.
- Terceiro e quarto – a pessoa passa a apresentar dor até mesmo em repouso, pois a quantidade de sangue é insuficiente para manter o metabolismo muscular mesmo parado, podendo evoluir para complicações como úlceras. Nesses dois últimos casos a intervenção costuma ser cirúrgica.
Outros sintomas
Além da dor nas nádegas, a DAP também pode causar outros sinais, incluindo:
- Uma dor ardente ou dolorida nos pés e dedos dos pés em repouso, especialmente à noite enquanto está deitado;
- Pele fria dos pés
- Vermelhidão ou outras alterações de cor da pele
- Infecções mais frequentes
- Dedos e feridas nos pés que não cicatrizam
Apesar desses sinais, algumas vezes, a DAP pode ser silenciosa, o que a torna difícil de detectar. Por isso, a maneira mais confiável de determinar os níveis de colesterol é fazer um exame de sangue.
Como baixar o colesterol?
A chave para uma dieta para reduzir o colesterol é cortar a gordura saturada. Assim, reduzir a ingestão de alimentos como salsichas, manteiga, queijo e biscoitos é uma das maiores armas.
Outras mudanças no estilo de vida que podem beneficiar as artérias incluem exercícios, parar de fumar e reduzir o consumo de álcool.
No entanto, o médico também pode prescrever medicamentos para baixar o colesterol conhecido como estatinas.