Veja o tipo de leite que reduz significativamente o colesterol ruim
Segundo pesquisadora, basta uma pequena quantidade por dia para alcançar o benefício
Você pode até ser fã do leite de vaca, mas deveria olhar para outro tipo de leite. Uma pesquisa revelou que o de soja pode funcionar muito bem contra o colesterol ruim, sendo capaz de reduzir os níveis em até 70%.
De acordo com a Dra. Justine Butler, chefe de pesquisa da ONG Viva, do Reino Unido, qualquer produto à base de soja tem esse poder, seja o iogurte ou a própria proteína de soja. E bastam 100 gramas de tofu ou um copo de 200 mililitros de leite de soja ou um pequeno pote de iogurte de soja por dia.
Uma das razões pelas quais esses alimentos à base de plantas são benéficos para o colesterol se resume aos baixos níveis de gordura saturada e alto teor de proteína.
- Queda de cabelo pode ser causada por falta de nutrientes
- Sintomas incomuns de AVC e como identificá-los
- Por que é tão difícil manter o peso perdido?
- Caribe além do óbvio: destinos ainda poucos explorados
“A soja também contém fibras, gorduras insaturadas e uma variedade de vitaminas e minerais, portanto, substituir carne e laticínios por tofu, leite de soja e alternativas de carne à base de soja é uma ótima maneira de reduzir o colesterol”, disse ela.
Proteína amiga do colesterol
A pesquisadora explicou que as descobertas sugerem que certas proteínas encontradas na soja podem bloquear a produção de uma enzima no fígado envolvida na síntese do colesterol LDL ‘ruim’.
“Os cientistas investigaram duas proteínas de soja que se acredita estarem envolvidas e descobriram que uma chamada B-conglicinina é particularmente significativa. O estudo sugere que os peptídeos de soja digeridos podem ser capazes de reduzir o colesterol em níveis comparáveis às estatinas”, comentou.
As estatinas são os medicamentos utilizados para reduzir os níveis de colesterol no sangue, principalmente o LDL.
Os riscos do colesterol alto
Apelidado de “assassino silencioso”, o colesterol alto pode causar estragos em suas artérias sem desencadear muitos sinais de alerta. O mais preocupante é que a substância gordurosa pode aumentar o risco de doenças cardíacas e derrames.
Outra complicação é a doença arterial periférica (DAP), uma condição que eventualmente se desenvolve e, quando isso ocorre, a dor e o desconforto são sentidos nas mãos e nos pés, afetando as atividades simples, como caminhar.
Quando a DAP é ignorada, sem tratamento adequado, pode ocorrer a até amputação de membros. Por isso, é muito importante manter os níveis de colesterol sob controle.
Como prevenir colesterol
Mudanças simples no estilo de vida ajudam a reduzir os níveis elevados de colesterol, tais como:
- Reduzir as gorduras saturadas na dieta
- Eliminar as gorduras trans
- Comer alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como peixes gordurosos
- Aumentar a fibra solúvel, como frutas e legumes
- Fazer exercício físico
- Parar de fumar