O que acontece com seu organismo depois que você come uma fatia de pizza? Veja explicação de uma nutricionista

Talvez seja impossível conhecer alguém que não goste de pizza. Famosa pedida dos jantares de sexta-feira nas casas das famílias, a redonda pode ser degustada com muito ketchup ou um pouco de azeite – dependendo de qual região do país você está. Agora, você já parou para pensar o que deve acontecer com seu corpo depois que você ingere um pedaço de pizza?

Nutricionista mostra comoa pizza interfere na sua saúde

A nutricionista Sonya Angelone, porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics, em entrevista ao “Cosmopolitan” responde a essa questão, usando como exemplo uma fatia de pizza de pepperoni. Veja:

Até 10 minutos: a primeira mordida ativa o centro de prazer do cérebro e provoca a liberação de enzimas digestivas no corpo, que quebram os carboidratos em açúcares simples que o corpo pode usar mais tarde como combustível.

Depois de 10 a 15 minutos: o açúcar começa a entrar na corrente sanguínea, mesmo que a gordura e a proteína do queijo e do pepperoni retardem esse processo.

Depois de 15 a 20 minutos: os níveis de leptina, hormônio que indica quando você deve parar de comer, sobem de forma constante conforme suas células absorvem a glicose da corrente sanguínea. Se você continua a comer, as células irão rejeitar o combustível e enviá-lo para o fígado para ser transformado em gordura.

Em 30 minutos: seu corpo vai se sentir satisfeito, a menos que você tenha comido muito. Os níveis de triglicérides sobem, o que pode contribuir para a obstrução de artérias em pessoas que sempre se alimentam de comidas não saudáveis ou têm problema de saúde.

Depois de 45 a 60 minutos: sua pressão arterial sobe temporariamente, o que pode promover a formação de coágulos de sangue em pessoas que estão em risco de doença cardíaca. Mas uma boa notícia: os níveis de leptina estão em um ponto mais alto, então você não está mesmo mais pensando em comida.

Depois 3 a 4 horas: horas depois de comer a pizza, o açúcar no sangue está de volta ao normal e o hormônio da fome começa a fluir novamente. Como seus níveis de triglicérides ainda estão subindo, um lanche ou uma refeição mais leve é a sua melhor aposta.

Leia a matéria na íntegra aqui (em inglês).