O que é a demência vascular e no que ela se difere do Alzheimer?

O AVC é uma das principais causas desse tipo de demência, que é o segundo mais comum

A demência vascular e o Alzheimer são duas das formas mais comuns de demência, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. Apesar de compartilharem algumas características semelhantes, estas condições têm causas, sintomas e tratamentos distintos.

O que é demência vascular?

A demência vascular é um tipo de demência que resulta de problemas no suprimento de sangue para o cérebro.

Esses problemas podem ser causados por uma série de condições, incluindo acidente vascular cerebral (AVC), estreitamento ou bloqueio de vasos sanguíneos e danos aos vasos sanguíneos menores dentro do cérebro. 

A demência vascular é a segunda forma mais comum de demência após o Alzheimer.

Entenda a diferença entre demência vascular e Alzheimer
Créditos: katmoy/DepositPhotos
Entenda a diferença entre demência vascular e Alzheimer

Sintomas de demência vascular

  • Confusão
  • Dificuldade em prestar atenção e concentração
  • Capacidade reduzida de organizar pensamentos ou ações
  • Declínio na capacidade de analisar uma situação, desenvolver um plano eficaz e comunicar esse plano a outras pessoas
  • Pensamento lento
  • Dificuldade em decidir o que fazer a seguir
  • Problemas com memória
  • Inquietação e agitação
  • Marcha instável
  • Vontade repentina ou frequente de urinar ou incapacidade de controlar a passagem da urina
  • Depressão ou apatia

Vale dizer que os sintomas da demência vascular variam, dependendo da parte do cérebro onde o fluxo sanguíneo está prejudicado.

De acordo com a Mayo Clinic, os sintomas muitas vezes se sobrepõem aos de outros tipos de demência, especialmente a doença de Alzheimer.

Mas, ao contrário da doença de Alzheimer, os sintomas mais significativos da demência vascular tendem a envolver velocidade de pensamento e resolução de problemas, em vez de perda de memória.

Como diferenciar Alzheimer de demência vascular?

Os sintomas de ambas as condições se assemelham. Tanto pessoas com Alzheimer, quanto pessoas com demência vascular apresentam falhas na memória, no raciocínio e no pensamento.

No entanto, a forma como eles se apresentam é diferente. Na demência vascular, os sintomas podem surgir subitamente após um AVC e progredir em um padrão escalonado, com piora repentina após novos eventos vasculares.

Já no Alzheimer, os sintomas geralmente têm um início gradual e uma progressão contínua e lenta.

Outra coisa que difere as condições é o que está por trás de cada uma delas.

Enquanto a origem da demência vascular está ligada ao dano vascular, a principal causa do Alzheimer é o acúmulo de proteínas tóxicas no cérebro.

Chamadas de Tau, essas proteínas tornam-se agregados insolúveis, os emaranhados neurofibrilares, que contribuem para a degeneração neuronal e a perda de função cognitiva.

Os fatores de risco

Além dos sintomas, as duas condições também dividem os mesmos fatores de risco.

Isso inclui a predisposição genética, o hábito de fumar, o consumo elevado de álcool, a vida sedentária, a obesidade, o colesterol, o açúcar ou a pressão alta, e fatores ligados ao envelhecimento.

Demência mista

É importante saber que em alguns casos pode haver uma demência mista, uma condição neurodegenerativa em que o cérebro sofre com mais de um tipo de patologia, geralmente combinando características de diferentes tipos de demência.

A combinação mais comum é a doença de Alzheimer com demência vascular, mas outros tipos de demência, como a demência com corpos de Lewy, também podem estar presentes.

Os sintomas de demência mista podem ser mais variados e complexos devido à presença de múltiplos tipos de danos cerebrais.

Isso pode incluir problemas de memória, dificuldades de raciocínio, problemas de linguagem, confusão, alterações de humor, e problemas de movimento.