O que é a síndrome do túnel do carpo e a quais sintomas se atentar
A condição geralmente responde bem ao tratamento, mas pode haver dano permanente no nervo mediano se não for tratada logo
A síndrome do túnel do carpo é uma condição que ocorre quando o nervo mediano, que passa pelo túnel do carpo no punho, é comprimido. Esse nervo é responsável por sensações e movimentos na mão, especialmente no polegar, dedo indicador, dedo médio e parte do dedo anelar.
O túnel do carpo é uma passagem estreita cercada por ossos e ligamentos no lado da palma da mão.
Quando o nervo mediano é comprimido, os sintomas podem surgir.
- 5 doenças que podem causar sede excessiva
- Os 4 primeiros sintomas de demência para ficar atento
- Parkinson: 8 sintomas da doença diferentes dos tremores
- 8 sintomas de depressão para ficar atento e procura ajuda
Sintomas da síndrome do túnel do carpo
Formigamento e dormência
Formigamento e dormência podem ocorrer nos dedos ou na mão. Geralmente, os dedos polegar, indicador, médio e anelar são afetados, mas não o dedo mínimo. Você pode ter uma sensação de choque elétrico nesses dedos.
Esses sintomas geralmente ocorrem ao segurar um volante, telefone ou jornal, ou podem acordá-lo do sono.
A sensação também pode viajar do pulso até o braço.
Muitas pessoas “sacodem” as mãos para tentar aliviar os sintomas. A sensação de dormência pode se tornar constante com o tempo.
Fraqueza
Pessoas com síndrome do túnel do carpo podem sentir fraqueza na mão e deixar cair objetos.
Isso pode ser devido à dormência ou à fraqueza dos músculos de pinçamento do polegar, que também são controlados pelo nervo mediano.
Causas e fatores de risco da síndrome do túnel do carpo
A síndrome do túnel do carpo é causada por um aumento da pressão dentro do túnel do carpo, o que leva à compressão do nervo mediano à medida que ele atravessa o punho até a palma da mão através do túnel do carpo.
Na maioria dos casos, esse aumento de pressão é difícil de atribuir a uma causa. Normalmente, vários fatores estão em jogo. Alguns deles incluem:
- Alterações e diferenças anatômicas: a abertura do túnel do carpo é muito estreita. Algumas pessoas podem ter um tamanho do túnel do carpo menor do que a média, o que pode ser hereditário. As mulheres, em média, têm um túnel do carpo menor do que os homens e são mais propensas a desenvolver a condição.
- Inchaço e inflamação: quando os tecidos dentro e ao redor do túnel do carpo incham, eles podem pressionar o nervo mediano.
Além disso, fatores como movimentos repetitivos, condições médicas como artrite reumatoide, diabetes e a retenção de líquidos também podem contribuir para o desenvolvimento da síndrome.
Como tratar a síndrome do túnel do carpo?
O tratamento da síndrome do túnel do carpo visa aliviar a pressão sobre o nervo mediano e pode variar conforme a gravidade dos sintomas, portanto, deve ser avaliado por um profissional de saúde.
Em casos leves, mudanças de atividade e o uso de talas para manter o punho reto, especialmente à noite, podem ajudar.
Medicamentos anti-inflamatórios e injeções de corticosteroides são usados para reduzir a dor e a inflamação.
A fisioterapia com exercícios específicos também pode ajudar. Nos casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária para liberar o nervo comprimido e proporcionar alívio permanente dos sintomas.