O que fazer para amenizar a ressaca

Consumir álcool, principalmente em excesso, pode gerar vários efeitos colaterais, mas dicas simples ajudam a aliviar o mal-estar

Por: Redação

Exagerar no consumo de bebidas alcoólicas em uma festa pode acabar em uma tremenda ressaca no dia seguinte. Dor de cabeça, enjoo e sede são alguns dos sintomas clássicos. Outras pessoas ainda podem sofrer com sensibilidade à luz e ao som. Mas você já parou para pensar por que isso acontece?

A ressaca começa depois que os níveis de álcool no sangue começam a cair. Segundo alguns especialistas, os piores sintomas ocorrem quando esses níveis atingem zero.

mulher deitada na cama com um copo de bebida na mão

Essa queda no nível de álcool se dá graças ao trabalho extenuante dos nossos órgãos, que lutam para eliminar os excessos. Só que de brinde, essa batalha acaba gerando um efeito negativo, que é a alteração no balanço hídrico do corpo. Em outras palavras, acontece uma desidratação do organismo.

Com esse processo, também se observa o que é chamado de acidose metabólica, que impossibilita a gliconeogênese (produção de glicose), conforme explica a nutricionista Karina, Silva, da Cia da consulta. “Como na maioria das vezes a ingestão de bebida alcoólica não é acompanhada por uma alimentação adequada, há uma queda no nível de glicose no organismo. Este quadro gera os sintomas de fraqueza, mal-estar, boca seca e sede”, exemplifica.

Como, então, evitar a ressaca?

Não é segredo para ninguém: a água é ainda é um santo remédio em casos de ressaca, tanto preventivamente, como para amenizar o mal-estar. Quanto mais água se ingere, mais líquido é substituído no corpo e melhor a pessoa tende a se sentir.

Bebidas isotônicas também podem ser boas aliadas, já que – além de repor água – vão fornecer eletrólitos e energia.

Além disso, a nutricionista da Cia da Consulta explica que certos tipos de alimentos antioxidantes também podem ajudar. “Não há alimentos específicos que combatam, mas existem aqueles que auxiliam na redução dos sintomas causados. O ideal é ingerir alimentos leves, como legumes e verduras, caldos, sopas, frutas, sucos naturais e isotônicos, evitando frituras, guloseimas e carne vermelha gorda”, orienta.

pessoa recusando cerveja
Crédito: BrianAJackson/istockÉ importante lembrar que o consumo de bebidas alcoólicas não deve ser feito com o estômago vazio

Confira abaixo a lista com as principais vitaminas que podem ajudar na escolha dos alimentos para aliviar a ressaca, além das receitas elaboradas pela nutricionista para dar um drible no mal-estar:

Vitamina E (Tocoferol):  avelã, semente de girassol, castanha do pará, amendoim, milho, amêndoa, óleo de milho, dentre outros.

Vitamina C (Ácido Ascórbico): goiaba, mamão, morango, laranja, brócolis, couve flor, pimentão, dentre outros.

Vitamina A (Retinol): manga, cenoura, beterraba, espinafre, tomate, couve.

Carotenoides (β-caroteno, licopeno):  precursores da Vitamina A, batata doce, buriti, abóbora, cenoura, Pitanga, manga, pêssego.

Selênio: semente de chia, semente de girassol, castanha do pará, salmão, peito de frango, ovo, feijão, farinha de trigo.

Flavonoides: brócolis, salsa, manga, maça, couve, rúcula, cebola.

Suco de abacaxi e maçã

Ingredientes:

  • 2 rodelas de abacaxi sem o miolo
  • ¼ de maça fuji
  • 1 folha de couve
  • 2 lascas de gengibre
  • Gelo s gosto

Modo de Preparo:

  • Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

Suco de laranja com alecrim

Ingredientes:

  • 200 ml suco de laranja
  • 1 colher de sopa de alecrim
  • Gelo a gosto

Modo de Preparo:

Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

Suco de Morango com água de coco e hortelã

Ingredientes:

  • 200 ml de água de coco
  • 5 morangos picados
  • 2 folhas de hortelã
  • Gelo a gosto

Modo de Preparo:

Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

Isotônicos caseiro

Ingredientes:

  • 500 ml de água
  • Suco natural de frutas (laranja, limão, uva – 50 ml)
  • 2 colheres de sopa rasas de açúcar demerara
  • 1 colher de chá de sal

Modo de Preparo:

Misture bem todos os ingredientes e beba em seguida.


Imagem Carnaval Sem Assedio

Compartilhe:

1
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
2
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
3
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
4
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
5
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
6
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose.Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
7
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores.Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
8
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo?Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …