O suco que pode reduzir o colesterol e a pressão arterial
Consumo regular da bebida provou ajudar pessoas que sofrem com hipertensão e colesterol alto
O que comemos e bebemos tem um impacto em nossa saúde e bem-estar. E há evidências científicas que defendem um suco natural de frutas contra a pressão arterial alta e o colesterol.
Ambas as condições são grandes fatores de risco para emergências médicas, como derrames e ataques cardíacos.
Mas adicionar suco de laranja à dieta regular pode ser uma maneira de ajudar nisso.
- Novo medicamento reduz forma genética do colesterol alto em até 86%
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Doença cardíaca pode se manifestar pela manhã; saiba como
Suco de laranja e colesterol
Um estudo, publicado na revista Lipids in Health and Disease em 2013, descobriu que beber dois copos de suco de laranja todos os dias pode reduzir os níveis de colesterol.
Como parte do estudo, a equipe analisou 129 participantes com idades entre 18 e 66 anos. Destes participantes, 41% consumiram dois copos de suco de laranja — totalizando cerca de 480 ml — por dia durante pelo menos um ano.
Os pesquisadores notaram que aqueles que consumiam a bebida regularmente tinham níveis “significativamente mais baixos” de colesterol total.
Essas descobertas foram consistentes entre pessoas que tinham colesterol normal e também níveis altos.
No entanto, aqueles que pularam a ingestão diária de suco de laranja não observaram os mesmos resultados.
Suco de laranja e pressão arterial
O suco de laranja tem uma grande quantidade de potássio, um eletrólito que aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos e a quantidade de sódio excretado na urina. Isso, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, dos EUA, pode diminuir a pressão arterial para aqueles que têm hipertensão.
Um estudo brasileiro de 2009 observou que o consumo regular de suco de laranja elevou o a porte de vitamina C na dieta e foi associado à menor incidência de hipertensão arterial e obesidade em homens.
O resultado sugere, portanto, que o suco, ou seus componentes, auxilia na prevenção da hipertensão.
Outro estudo de 2011, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, também observou que a ingestão regular de suco de laranja enriquecido com hesperidina (vitamina P ou citrina) levou a uma redução significativa da pressão arterial sistólica em indivíduos com sobrepeso.
Uma revisão de pesquisa mais recente, de 2021, publicada no periódico Nutrients, também encontrou ligação positiva entre o suco de laranja e a pressão arterial.
Os pesquisadores analisaram vários efeitos potenciais do consumo de suco e notaram que em um grupo de 19 estudos com 618 participantes no total, beber suco de fruta reduziu a pressão arterial diastólica em 2,07 mmHg em comparação com um placebo.
Isso pode não parecer uma grande diferença, mas os pesquisadores acrescentaram que tal redução poderia diminuir a incidência de hipertensão em 17% na população em geral.
Apesar dos resultados favoráveis de pesquisas, o suco de laranja sozinho não faz milagre. Quem sofre com colesterol ou pressão alta deve seguir uma dieta saudável, manter um peso ideal e seguir as recomendações e tratamentos médicos.