Olhos amarelados fazem mulher descobrir câncer terminal

Ela também apresentava outros sintomas, mas quando a doença foi descoberta, já estava muito avançada

Uma mulher de 52 anos teve o diagnóstico de câncer de estômago terminal após se atentar à coloração amarela dos olhos. O caso foi descrito no Cureus Journal of Medical Science em 13 de dezembro.

De acordo com os médicos, ela também sentiu dor de estômago por três semanas, tinha perdido peso, não tinha apetite e se sentia mais cansada do que o normal.

Olhos amarelados fazem mulher descobrir câncer terminal
Créditos: Daria Kulkova/istock
Olhos amarelados fazem mulher descobrir câncer terminal

Uma série de testes revelou que a mulher tinha um tipo de câncer de estômago chamado adenocarcinoma gástrico. Tinha crescido tanto que estava comprimindo o tubo que transporta os sucos digestivos entre o estômago e o intestino delgado.

O bloqueio estava causando o acúmulo de uma substância amarelada, chamada bilirrubina, que deixou os olhos da mulher amarelos. Os cálculos biliares e um pâncreas inflamado também podem bloquear essa passagem, resultando em olhos e pele amarelados.

Os médicos escreveram no relatório que olhos amarelos são um primeiro sintoma “raro” de câncer de estômago.

De acordo com o National Cancer Institute, o amarelecimento dos olhos e da pele pode ser um sinal de câncer de estômago avançado, que também pode causar: sangue nas fezes, perda de peso inexplicada, vômitos e dificuldade para engolir.