Últimas notícias:

Loading...

OMS diz que covid “de maneira nenhuma” atingiu situação de endemia

Diretor da OMS ainda citou que mesmo quando uma doença se torna “endêmica”, ela ainda pode causar sofrimento e morte

Por: Redação

O diretor executivo do Programa de Emergências em Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan, disse em conversa com repórteres que “de maneira nenhuma” a pandemia da covid-19 tenha atingido a situação endemia. Segundo ele, o vírus ainda pode desencadear grandes epidemias em todo o mundo.

“Mudar de pandemia para endemia é apenas alterar o rótulo, nós precisamos de um controle sustentado do vírus”, explicou ele.

covid
Crédito: Darryl Fonseka/istock Diretor da OMS descarta situação de endemia e diz que vírus da covid ainda causar epidemias em todo o mundo

Ryan destacou ainda que errado pensar que, se a covid-19 se tornar endêmica, isso significaria o fim do problema.

“Acho que precisamos ter cuidado aqui em termos da palavra ‘endêmica’. Sim, endêmico significa, de certa forma, que o vírus está presente e transmitindo em níveis mais baixos, geralmente com alguma forma de transmissão sazonal ou aumentos sazonais ou surtos além de uma situação endêmica”, disse.

Ele ainda citou que mesmo quando uma doença se torna “endêmica”, ela ainda pode causar sofrimento e morte – como a malária e a tuberculose, por exemplo.

O especialista enfatizou: “Por favor, não confunda endêmico com igual a bom”.

Compartilhe:

?>